Mais
×

Como remover manchas de jeans escuro sem desbotar

Atualizado em 21 novembro, 2016

Jeans escuros são feitos de tecido de algodão tingidos com corante índigo escuro fornecendo uma tonalidade azul escura. Esse corante às vezes desbota, escorre ou clareia se o jeans for lavado com produtos químicos que tiram a cor do tecido. Embora muitas pessoas achem que produtos químicos fortes como alvejante são a única forma de remover manchas, usar produtos de limpeza suaves para manchas, lavar o jeans em temperaturas moderadas e evitar o desgaste das calças impedirá o desbotamento.

Instruções

Lavar jeans com produtos de limpeza suaves irá impedir o desbotamento (Amos Morgan/Photodisc/Getty Images)
  1. Vire jeans do avesso e lave-o com sabão líquido. Pois sem virar do avesso fará com que a água e o sabão, ao limpá-lo com a fricção da peça giratória da máquina na superfície externa, cause o desbotamento.

  2. Lave o jeans em água fria. A água quente não só fixa as manchas como as deixam mais difíceis de remover, além de desbotar cores escuras. Água fria e sabão líquido removerão as manchas tão bem como água quente, mas não desbotará.

  3. Aplique uma colher de sopa de sabão em pó diretamente na mancha antes de lavá-la. Isso funcionará como um tratamento local para pré-lavagem que ajudará a quebrar a substância que causa a mancha. Deixe o sabão permanecer sobre a mancha durante cerca de 5 a 10 minutos antes de colocar na máquina de lavar.

  4. Lave o jeans quando a mancha ainda estiver fresca, pois manchas frescas são mais fáceis de remover que as antigas já secas e fixadas nas fibras. Limpar as manchas antes de secarem requer menos limpeza e reduz as chances de desbotamento.

  5. Deixe as manchas de proteínas, como alimentos, sangue, urina ou lama de molho em água fria antes de lavar o jeans. A água quente fará com que a proteína coagule nas fibras do tecido e deixe a mancha mais difícil de remover. Após deixá-la de molho em água fria por meia hora, lave o jeans em água morna com um sabão líquido.

  6. Lave o jeans com um sabão para roupas próprio para cores escuras. Esses sabões não possuem os químicos que outros sabões possuem, o que muitas vezes causa desbotamento.

  7. Remova manchas de óleo ou gordura salpicando um pó absorvente sobre ela. Polvilhe talco ou fermento em pó na mancha de óleo e deixe descansar por meia hora antes de escovar o pó. Lave o jeans em água morna e sabão líquido após remover o pó e o óleo restante.

  8. Deixe o jeans de molho em um detergente enzimático para roupas antes de lavar. Esse produto irá quebrar e lavar a substância que causa a mancha. Deixe a mancha de molho por cerca de 5 a 10 minutos antes de colocar o jeans na máquina de lavar.

O que você precisa

  • Sabão líquido
  • Sabão líquido para cores escuras
  • Detergente enzimático para roupas
  • Fermento em pó ou pó de talco
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article