Como reparar um aro de roda amassado

Escrito por robert morello Google | Traduzido por leonardo medina
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Como reparar um aro de roda amassado
Muitas vezes, os danos às rodas podem ser consertados (cycle image by Dozet from Fotolia.com)

Devido ao mau estado de muitas ruas nas cidades, os buracos danificam bastante as rodas e os pneus todos os anos. Se o resultado de tal impacto for uma fenda na borda, talvez não haja escolha senão investir em uma nova roda. Os carros de hoje, no entanto, em geral são equipados com rodas feitas de materiais de liga metálica. Esses materiais muitas vezes são mais resistentes e capazes de suportar impactos violentos amassando em vez de se romper. E essas dobras ou amassados ​​não são a sentença de morte que você imagina.

Nível de dificuldade:
Desafiante

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O que você precisa?

  • Maçarico de querosene
  • Acendedor de maçarico
  • Martelo liso
  • Pé de cabra
  • Piso de cimento ou de superfície igualmente resistente
  • Luvas grossas de proteção

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Instruções

    Retire a roda do carro

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    Coloque seu carro na posição estacionada "P" e acione o freio de emergência (se for câmbio manual, deixe engatado em vez de "estacionado") para evitar que as rodas girem ao virar as porcas. Levante o carro com um macaco de oficina ou com o macaco de fábrica, que fica perto do pneu sobressalente. Uma vez levantado, solte cada porca da roda com a chave de fábrica, também encontrada com o seu macaco de fábrica. Coloque o pneu de sobressalente no carro e aperte cada porca da roda com a chave, certificando-se de apertá-las por igual até que todas estejam firmes.

    Como reparar um aro de roda amassado
    Suspendendo o carro (Heat and flat tire image by Vladimir Jovanovic from Fotolia.com)
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    Remova o pneu da roda primeiro colocando um pé-de-cabra entre o pneu e a extremidade da roda. Uma vez dentro, pressione o pé-de-cabra até a borda do pneu sair para cima do lado de fora do aro. Deslize a alavanca em torno do aro até que toda uma borda do pneu fique completamente fora do aro. Vire a roda do outro lado e calce o pé-de-cabra entre a borda do pneu restante e o mesmo lado da borda que você acabou de usar. Faça agora basicamente a mesma manobra, mas do outro lado. Deslize por toda a volta. Seu pneu está agora fora da roda.

    Como reparar um aro de roda amassado
    Retire os pneus das rodas (tire image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com)
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    Repita o processo com os outros pneus o quanto for necessário.

    Consertando a roda amassada

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    Encontre a área amassada na roda e certifique-se de que não há sinal de rachaduras. Coloque a roda em um piso plano de cimento ou de asfalto com o lado amassado voltado para cima. Acenda seu maçarico e ajuste a chama para azul forte; em seguida, coloque a chama sobre a área amassada e mantenha-a lá. Você deve manter o aquecimento da área prejudicada com o maçarico por vários minutos até que tenha alcançado um nível adequado de flexibilidade. Isso vai depender do tipo de roda e da espessura do material.

    Como reparar um aro de roda amassado
    Um maçarico de mão para a área amassada (hand held torch image by Tammy Mobley from Fotolia.com)
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    Coloque a roda de lado com a área amassada virada para baixo. Usando o martelo, comece a bater na área afetada, primeiro na borda interna e depois na externa e busque remover o amassado da roda. Quando a roda esfriar, pare de martelar e reaqueça. Cada sessão de martelar deve durar cerca de cinco minutos antes que a roda se esfrie e precise de mais calor. Repita esse passo até que a borda interna recupere sua forma e se iguale com a curva da parte não amassada da roda. Realize os mesmos passos na borda exterior do aro, mas não martele o lábio da borda propriamente dito. Depois de algum esforço, o aro deve retornar a algo muito próximo de sua forma original.

    Como reparar um aro de roda amassado
    Um martelo liso endireita a borda (a hammer image by timur1970 from Fotolia.com)
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    Reinstale o pneu na roda com o pé-de-cabra fazendo o movimento oposto. Coloque a roda no chão e o pneu deitado na borda de cima. Deixe uma borda do pneu saliente à borda da roda e introduza o pé-de-cabra no vão. Curve o pneu sobre a borda da roda e deslize a alavanca ao redor de todo o aro até que um lado do pneu fique no aro. Repita com o outro lado do pneu. Se isso for muito difícil, leve o pneu e a roda a um mecânico, que poderá executar esse passo e os seguintes por um custo mínimo.

    Como reparar um aro de roda amassado
    Posto de serviço para auxiliar (walley's gas station image by Tijara Images from Fotolia.com)
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    Encha o pneu e teste utilizando uma mistura de água e de detergente. Despeje a mistura sobre o pneu inflado na borda e observe se saem bolhas. As bolhas indicam vazamentos. O ideal é imergir o pneu em água e sabão e observar se aparecem bolhas. Com esse método será mais fácil de ver.

    Como reparar um aro de roda amassado
    Bolhas significam vazamentos (bubbles image by wkphoto from Fotolia.com)
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    Reinstale o pneu e a roda em seu carro. Aperte as porcas por igual, assim como você fez com o estepe. Teste o pneu e a roda dirigindo em áreas desertas em diferentes velocidades e observando oscilações ou vibrações. Se notar qualquer coisa que não pareça normal ou que você não acha que seja, siga diretamente para o mecânico e peça para ele instalar uma nova roda.

    Como reparar um aro de roda amassado
    Tudo feito (sports car rim image by Lario Tus from Fotolia.com)

Dicas & Advertências

  • Seu mecânico local terá vedante de pneus que, quando colocado entre o aro e o pneu, vai prevenir e conter a maioria dos pequenos vazamentos, pelo menos temporariamente. Certifique-se de que ele aplique o vedante ao reinstalar o pneu.
  • O calor intenso e o martelar durante o conserto de um aro amassado podem fazer o verniz ou tinta descamar e cair da área sendo trabalhada ou além dela.
  • A borda estará extremamente quente quando estiver sendo trabalhada: cuidado.
  • Não há garantia de que o seu aro funcione corretamente quando consertado. Essa é apenas uma solução temporária e uma nova roda deve ser comprada o mais rapidamente possível.
  • Peça a um mecânico experiente que examine a borda depois que você tiver concluído os reparos para saber se é seguro dirigir com a roda.

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