Como reparar erros do Windows XP NTFS.sys usando um Linux Live CD

Escrito por jeff grundy Google | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como reparar erros do Windows XP NTFS.sys usando um Linux Live CD
Reparar erros NTFS pode ser difícil e trabalhoso (Computer image by Haris Rauf from Fotolia.com)

Quando o Windows não faz boot por causa de erros no sistema de arquivos NTFS, normalmente você pode reparar o problema usando o Console de Recuperação e o disco de instalação original. No entanto, até as ferramentas de recuperação no CD não podem reparar alguns erros de arquivo NTFS. Além disso, reparar erros relacionados a NTFS com o Console de Recuperação é muitas vezes difícil e envolve memorizar numerosos - e muitas vezes longos - comandos do DOS. No entanto, com um Live CD do Linux, você pode fazer boot do seu computador pelo disco e reparar a maioria dos problemas com NTFS dentro de minutos.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Computador com acesso à internet
  • CD em branco
  • Programa para gravação de CD

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Vá até a um computador que esteja funcionando com acesso à internet e um drive de CD gravável. Navegue por algum site que permita fazer download grátis de distribuições de Linux Live CD. Knoppix é uma distribuição Live CD usado por muitos técnicos de TI para reparar computadores com Windows. Alternativamente, o website LiveCDList.com possui diversas distribuições Live CD para serem escolhidas, que você pode usar para reparar erros do Windows XP NTFS. Faça o download do arquivo ISO da distribuição Live CD e salve no seu computador.

  2. 2

    Insira um CD em branco no drive de CD gravável do seu computador. Se a janela de execução automática do Windows XP aparecer, feche.

  3. 3

    Execute a aplicação de gravação de CD no computador. Clique no link "Gravar Imagem" ou "gravar ISO" do programa e siga as instruções para instalar a imagem Live CD para o disco em branco. Ejete o disco depois que o processo de gravação acabar.

  4. 4

    Ligue o computador com o Windows XP que possui erros de NTFS. Insira o novo CD que você fez no drive óptico do computador. Espere que o computador faça o boot pelo Live CD. Alguns computadores fazem o boot pelo CD automaticamente enquanto outros precisam que você pressione uma tecla acessar o menu de boot. Se você precisar pressionar uma tecla para acessar o menu de boot e fazer o boot pelo CD, faça isso assim que a tela inicial de boot aparecer. Procure por uma mensagem na tela indicando a tecla que você deve pressionar para acessar o menu de boot ou consulte o guia do usuário da sua placa-mãe ou equipamento.

  5. 5

    Faça o boot pela distribuição de Live CD e espere pelo Sistema Operacional Linux ser carregado no computador. Já que o Sistema Operacional é executado a partir do CD, ele deve levar menos de um minuto para mostrar a área de trabalho do Linux na tela. Na maioria dos casos, você não deve precisar inserir um nome de usuário e senha para logar.

  6. 6

    Clique no ícone "Terminal" no canto inferior da tela ou no menu "Programas". Na maioria das distribuições Linux, o icone "Terminal" se parece com uma pequena TV ou monitor. A janela "Terminal" parece com a janela de prompt de comando do Windows.

  7. 7

    Digite "SU" (sem aspas) na janela do terminal e pressione "Enter". Isso transforma a sua seção em uma seção de "Usuário root" ou "Super usuário", similar com o "Executar como Administrador" do Windows.

  8. 8

    Digite "cfdisk" (sem aspas) e pressione a tecla "Enter". Grave o nome da partição primária no disco rígido - na maioria dos casos é a maior partição no "Disco 0". Normalmente, o nome da partição é "hda0" ou "hda1". Pressione a tecla "q" para sair do utilitário "Cfdisk" e retornar para a janela do terminal.

  9. 9

    Digite o seguinte comando na janela: ntfsfix /dev/hda# Lembre de incluir os espaços, da forma como é mostrado aqui. Troque o "#" com o número da partição listada no utilitário "Cfdisk". Por exemplo, se o nome da partição é "hda0" digite "0"no lugar do "#", ou se o nome da partição é "hda1", digite "1"no lugar de "#".

  10. 10

    Pressione a tecla "Enter" e espere que o utilitário mostre uma mensagem de confirmação que o reparo a partição NTFS foi efetuada com sucesso.

  11. 11

    Remova o Live CD do drive de CD do computador e reinicia a máquina. O Windows XP deve iniciar e efetuar o boot normalmente.

Dicas & Advertências

  • Esse método repara muitos dos problemas mais comuns do NTFS, mas pode não funcionar para problemas sérios onde vários arquivos do sistema no disco rígido com XP estão corrompidos. Se o Live CD não puder reparar os erros, você deve reinstalar o Sistema Operacional XP. Antes de instalar o XP, utilize o utilitário Console de Recuperação no CD do XP para acessar o prompt de comando e copiar os arquivos para um disco rígido externo ou drive flash.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível