×
Loading ...

Como reparar uma junta fria com concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Por definição, uma junta fria é um ponto de conexão entre duas vertentes de concreto em uma laje. Isso pode ocorrer em grandes projetos de concreto cujas peças iniciais já estavam parcialmente prontas e, ao dar continuidade à obra, foi utilizado um novo concreto fresco. De acordo com o site toolbase.org, as juntas frias são um ponto fraco na laje e deverão ser evitadas sempre que possível.

Instruções

Uma junta fria é o ponto onde duas vertentes de concreto de épocas diferentes se ligam (man finishing concrete image by jimcox40 from Fotolia.com)

    Reparando juntas frias durante a concretagem

  1. Misture o concreto a partir da porção anterior interrompida com concreto fresco, se possível. Use um vibrador para trabalhar as duas seções em uma única mistura de concreto tanto quanto possível. O grau de dureza ou fixação do primeiro concreto determinará se isso é possível. Se bem sucedida, essa mistura dos dois concretos proporcionará uma laje mais forte com menor probabilidade de rachaduras.

    Loading...
  2. Coloque as barras de reforço entre a primeira e a nova porções de concreto. Se a segunda concretagem se der a mais que duas ou três horas depois da primeira, o vergalhão deverá ser fixado enquanto a primeira ainda estiver úmida. Após a segunda concretagem, o vergalhão servirá como uma ligação entre as duas placas. A junta fria da laje, em uma semana, ainda pode rachar, mas com o vergalhão conectando as duas partes da placa, o cimento não se deslocará quebrando toda a placa.

  3. Use a espátula para cimentar tão bem quanto possível sobre a junta fria, que, muitas vezes, permanece visível depois de todo o cimento ter curado devido a diferenças na cor do concreto.

    Reparando juntas frias em lajes já curadas

  1. Repare pequenas fissuras nas juntas frias com uma mistura fina ou um selante para rachadura de concreto. Fechar e vedar as fendas impede a entrada de água. que causa danos através de ciclos de congelamento e descongelamento.

  2. Corte as fendas maiores usando uma serra de concreto. Isso se torna necessário se uma pequena rachadura se deteriorar ao longo do tempo e estiver causando a ruptura do concreto, resultando em uma fenda aberta com concreto instável nas bordas. Corte o concreto para trás o suficiente para que ambas as bordas da abertura sejam de cimento de alta qualidade.

  3. Coloque barras de reforço entre as duas porções de concreto da laje e despeje novo concreto no lugar. Use a espátula para nivelar as duas lajes e permitir a cura.

Loading...

O que você precisa

  • Vibrador de concreto
  • Haste de reforço
  • Serra de concreto
  • Concreto

Referências

Loading ...
Loading ...