Mais
×

Como reparar uma tampa de vaso sanitário quebrada

Atualizado em 15 fevereiro, 2018

Mesmo algo tão durável quanto um vaso sanitário pode quebrar ou rachar. Se o seu vaso sanitário parar de dar descarga ou apresentar um vazamento, você pode ter que chamar um encanador. Porém, se a caixa de descarga ou a tampa do assento do vaso racharem, pode ser mais conveniente fazer o reparo e a substituição por conta própria. É possível realizar essa tarefa sem qualquer conhecimento de encanamento ou sem experiência anterior com reparos.

Instruções

Aprenda a substituir uma tampa de vaso sanitário quebrada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Conserto da tampa da caixa de descarga

  1. Faça uma base macia com de um par de toalhas, colocando-as no chão, no balcão ou na mesa.

  2. Coloque os pedaços quebrados da tampa da caixa em cima das toalhas para evitar mais danos às peças enquanto você trabalha com elas.

  3. Organize as peças de modo que estejam todas de cabeça para baixo sobre a superfície macia. Isso significa que você estará olhando para o interior da tampa da caixa, em vez da parte vista do lado de fora.

  4. Cole as peças quebradas da tampa de unindo-as com uma cola forte. Seja gentil com as peças para evitar rachaduras adicionais. Coloque a cola na superfície interna das peças e mantenha os pedaços unidos até estarem colados.

  5. Deixe a tampa da caixa recém colada em uma área onde não será perturbada. Não tente movê-la até a cola secar completamente.

  6. Recoloque a tampa na caixa do vaso, tomando cuidado para evitar bater contra a caixa ou a parede.

    Conserto da tampa do assento

  1. Posicione o assento do vaso sanitário para que a tampa esteja sobre o assento, cobrindo o vaso sanitário.

  2. Levante as abas cobrindo os parafusos que fixam o assento e a tampa no vaso.

  3. Use uma chave inglesa para soltar as porcas sob os parafusos que você descobriu. As porcas estarão na parte inferior do vaso.

  4. Retire o assento e a tampa do vaso, levantando-os e afastando-os do resto do vaso.

  5. Instale um novo conjunto de assento/tampa do mesmo tamanho do que você retirou. Coloque o assento/tampa no lugar e aperte as porcas com a mão. Use uma chave inglesa para girar as porcas só um pouco, e aperte-as com firmeza.

Dicas

  • Segure firme a chave inglesa ao reparar o vaso sanitário. Se ela escorregar e bater no vaso sanitário, pode danificá-lo ou quebrá-lo.
  • Compre uma substituição para a tampa da caixa de descarga do vaso sanitário o mais rápido possível. Colar a tampa do vaso sanitário é apenas um conserto temporário.

O que você precisa

  • Toalhas
  • Cola forte
  • Chave inglesa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article