Educação e ciência

Como reproduzir Phalaenopsis

Escrito por brian albert | Traduzido por angela spada
Como reproduzir Phalaenopsis

Reproduza mais plantas Phalaenopsis no pedículo da flor depois de as flores murcharem

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Quando finalmente aquelas lindas flores da orquídea-mariposa, Phalaenopsis, murcharem na sua apreciada planta, você terá uma escolha. Cortar o pedículo das flores e tentar esperar a próxima floração, ou então reproduzir mais plantas, estimulando folhas e raízes a se formarem no pedículo. Essas folhas são os primórdios de uma plantinha chamada keiki, uma palavra havaiana que significa "bebê". Um keiki é um clone genético exato da planta-mãe e formará uma série completa de raízes e folhas. Depois de cortado e posto em um vaso, crescerá até se tornar uma planta de tamanho natural.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Phalaenopsis em floração
  • Lâmina estéril
  • Vaso para orquídeas
  • Mistura de substrato para orquídeas, em concentração fina ou média

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Selecione uma planta saudável, em plena floração, que você gostaria de reproduzir. Desfrute das flores até murcharem e a última delas secar e cair.

  2. 2

    Corte o pedículo da flor com uma lâmina estéril a cerca de 0,6 cm acima do nodo superior. Os nodos são folhinhas verdes de formato triangular (brácteas) no pedículo, logo abaixo de onde se encontrava a flor mais baixa.

  3. 3

    Ponha a Phalaenopsis em uma área mais escura que a sua área normal de crescimento. Depois de algumas semanas, uma ou mais brácteas podem começar a se expandir e desenvolver folhinhas ou raízes. Isto nem sempre acontece. Às vezes, em vez disto, a bráctea superior produzirá outra espiga de flores ou apenas definhará e morrerá.

  4. 4

    Ponha a Phalaenopsis com o keiki em desenvolvimento em sua área normal de crescimento. é preciso deixar o keiki se desenvolver até se tornar uma espiga florida, durante as próximas 14 a 26 semanas, ou até terem se desenvolvido duas folhas e um par de raízes de cerca de 5 a 7,5 cm de comprimento.

  5. 5

    Corte o pedículo da flor com uma lâmina estéril, a cerca de 2,5 cm de distância do keiki totalmente desenvolvido, para removê-lo da planta-mãe.

  6. 6

    Encha um vaso até mais ou menos a metade com a sua mistura favorita de substrato para orquídeas. Escolha um vaso em que as raízes de keiki se adaptem sem se curvar e cujo diâmetro seja cerca de 2,5 cm maior que a extensão da folha do keiki. Isto dará mais espaço para crescimento durante um ano. Use uma mistura de substrato para orquídeas em padrão fino, médio ou graduado para mudas.

  7. 7

    Plante o keiki em outro vaso. Encha-o então com mistura de substrato ao redor das raízes para mantê-las firmes. Geralmente, há apenas um par de raízes curtas que se adaptam facilmente no vaso. A base da folha mais baixa do keiki deve estar logo acima da superfície.

  8. 8

    Regue a nova Phalaenopsis e cuide-a da mesma maneira que a planta-mãe. Levará de um ano e meio a dois para a nova planta florescer, e então, todo ano, você a replantará nas primeiras estações.

Dicas & Advertências

  • Muitos alimentos para orquídeas contêm uma substância química, geralmente referida como pasta para keiki, com hormônios que aumentam as possibilidades da produção de keiki na Phalaenopsis. Aplique-os nos nodos do pedículo, depois de cortado, para incentivar a produção de keiki, em vez de mais flores.
  • Se você cultiva normalmente a Phalaenopsis no nível mais alto de luminosidade da sua tolerância à luz, ela poderá sofrer um choque, se for deslocada de repente de um local escuro de volta à luz intensa. Aclimate gradualmente a planta-mãe com keikis, mudando-a para lugares cada vez mais claros e sob luz intensa durante uma ou duas semanas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media