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Resolução de problemas do pressostato de ar condicionado automotivo

Escrito por robert sylvus | Traduzido por marcela machado
Resolução de problemas do pressostato de ar condicionado automotivo

Os pressostatos funcionais permitem a operação do compressor do ar condicionado

Klimaanlage pkw image by crossgolfing from Fotolia.com

O pressostato do ar-condicionado de um automóvel liga e desliga o compressor repetidamente quando a pressão do refrigerante fica abaixo de um nível aceitável, o que protege o compressor contra danos. O refrigerante não se desgasta ou evapora e, portanto, somente os sistemas com ar condicionado com vazamento têm baixos níveis de refrigerante. Os vazamentos dos sistemas de ar condicionado automotivos com baixos níveis de refrigerador devem ser consertados antes que o sistema seja recarregado. Provavelmente, a falta de refrigeração dos sistemas de ar condicionado está relacionada a um baixo nível de refrigerante.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Multímetro
  • Medidores de refrigerante
  • Cabo de emergência

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Instruções

  1. 1

    Retire o fusível do ar condicionado. Os fusíveis que estão em boas condições não apresentam marcas pretas de queimadura. Para testar o fusível, ligue um multímetro na configuração de Ohms e coloque um fio em cada um de seus terminais. O medidor deve indicar continuidade; caso contrário, troque o fusível.

  2. 2

    Instale os medidores de refrigerante na válvula de serviço correspondente, localizada na grande linha de refrigerante do compartimento do motor. Verifique se o nível de refrigerante do sistema é suficiente (cerca de 56 psi com o sistema desligado). Caso contrário, arrume o vazamento e acrescente refrigerante ao sistema.

  3. 3

    Desconecte o plugue elétrico do pressostato, que fica na mesma linha que a válvula de serviço e possui alguns fios de baixa tensão conectados a ele. Levante a aba de travamento do plugue antes de removê-lo.

  4. 4

    Coloque os fios do multímetro nas aberturas do pressostato, ainda configurado para Ohms. O medidor deve mostrar continuidade, caso o sistema tenha um nível aceitável de refrigerante. Caso contrário, troque o pressostato.

  5. 5

    Ligue o sistema de ar condicionado. Verifique a tensão que passa ao plugue com o multímetro configurado para Volts de corrente direta (DC). Coloque um dos fios na estrutura do veículo e o outro nas aberturas do plugue, uma de cada vez. Uma das aberturas deve exibir de 12 a 14 volts. Caso contrário, repare o sistema elétrico que chega ao pressostato. Desligue o sistema.

  6. 6

    Coloque o cabo de emergência nas duas aberturas do plugue. Ligue o sistema de ar-condicionado. Se o compressor ligar, troque o pressostato. Se não ligar, verifique o relé do compressor. Desligue o sistema.

  7. 7

    Retire o cabo de emergência. Conecte o pressostato.

Dicas & Advertências

  • Provavelmente, um compressor que liga e desliga repetidamente precisa de refrigerante.

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