×
Loading ...

Como restaurar um sofá

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Restaurar o estofamento de um sofá pode dar uma nova vida a uma peça desconfortável e desgastada na mobília. Encontrar almofadas iguais às antigas para substituí-las ou decidir fazer a sua própria almofada será uma tarefa relativamente fácil e acessível. Considere reformar seu sofá velho antes de substituí-lo por um novo.

Instruções

Foto de Andrew Beierle

    Passo a passo

  1. Examine a etiqueta do sofá para determinar o número do modelo e do fabricante, entre em contato para saber sobre a disponibilidade de almofadas de substituição. A maneira mais fácil de fazer isso, na maioria dos casos, será visitar o site do fabricante e enviar um e-mail para o departamento de atendimento ao cliente. O site também pode ter catálogos online a partir do qual você pode encomendar diretamente almofadas de substituição.

    Loading...
  2. Peça almofadas de substituição que foram feitas especificamente para o seu sofá, se possível. Se você conseguir encontrá-las, pegue a espuma de suas almofadas velhas e pule para o Passo 7. Se você não conseguir encontrar almofadas para substituir, prossiga para a próxima etapa.

  3. Abra o zíper em todas as almofadas que você queira restaurar e tire o conteúdo de dentro delas. Em quase todos os casos, ele consistirá de algodão ou pedaços de espuma.

  4. Meça as dimensões das capas de almofadas. Você terá que colocar as mãos dentro delas para que fiquem em suas formas originais e precisar a medida.

  5. Vá a uma loja de tecidos e compre bastante espuma para encher as almofadas. Consulte suas medidas para certificar-se de que você tem o suficiente. Você pode optar por espuma de baixa densidade ou espuma de alta densidade -- a de alta densidade é mais firme. Se você não deseja costurar as almofadas, compre cola de tecido.

  6. Coloque a quantidade necessária de algodão para cada capa de almofada. Se for necessário, separe vários pedaços de espuma em vários tamanhos para formar um bloco nas mesmas dimensões, mas certifique-se de que suas medidas são tão exatas quanto possível.

  7. Encha cuidadosamente as capas de almofada com os blocos de espuma correspondentes e feche o zíper.

  8. Restaure qualquer almofada que foi originalmente preenchida com travesseiros. Se você comprou do fabricante, basta dobrá-las dentro das capas de almofada e fechá-las. Se você comprou as que tenham pedaços de espuma, corte uma das costuras em cada travesseiro velho e encha com espuma nova. Quando o travesseiro estiver como você quer, feche a costura usando uma linha fina de cola de tecido ou uma agulha e linha. Em seguida, coloque cada travesseiro em uma capa de almofada e feche-o.

Loading...

Dicas

  • Se você está tendo problemas para colocar os blocos de espuma na capa de almofada, você pode colá-los em um único bloco usando cola de tecido.

O que você precisa

  • Trena
  • Sofá
  • Pedaços de espuma
  • Tecido de algodão
  • Cola de tecido
  • Fio
  • Agulha
Loading ...
Loading ...