×
Loading ...

Como retirar água do ar com máquinas simples

Atualizado em 17 abril, 2017

Campistas experientes sabem que a água é o recurso mais importante em uma trilha -- mais que uma barraca. Sem água, ninguém sobreviveria por mais que dois ou três dias, mas existe uma técnica que usa uma pá -- a ferramenta mais simples -- para gerar água fresca e potável do ar.

Instruções

Oásis no deserto são raros, portanto, tenho uma pá à mão para obter água em situações de emergência (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Faça um buraco côncavo com 1,2 m de largura, cavando fundo o suficiente para chegar à parte úmida do solo, em aproximadamente 0,9 m de profundidade.

    Loading...
  2. No centro do buraco cavado, faça outro menor do mesmo tamanho que a vasilha. Coloque-a nesse buraco.

  3. Ponha a lona por cima do buraco, usando pedras ou outro objeto pesado para prendê-las. Não deixe espaços, ou a água evaporada poderá escapar.

  4. Coloque uma pequena pedra sobre a lona para que ela "caia" para o centro a um ângulo de aproximadamente 45°, certificando-se que ela esteja exatamente acima da vasilha. Espere algumas horas. A água evaporada da terra correrá pela lona até chegar ao ponto fundo. Então, ela irá pingar na vasilha. É possível obter quase 1 L de água por dia dessa maneira.

Loading...

Dicas

  • Embora pareça muito extremo, urinar no buraco abaixo da lona -- tomando o cuidado de não acertar a vasilha -- é uma boa ideia, pois somente a água irá evaporar. O sistema de reciclagem de urina na Estação Espacial Internacional funciona a partir do mesmo princípio, e os astronautas bebem essa água o tempo todo.

Aviso

  • Não faça o buraco em qualquer lugar. Procure a parte mais úmida do solo, se possível, embaixo de árvores folhosas ou perto de onde havia um rio.
  • Lembre-se que essa é uma técnica de emergência. Não confie somente nela para substituir os cantis de água quando for acampar.

O que você precisa

  • Lona plástica de 2,5 m x 2,5 m
  • Pedras
  • Vasilha

Referências

Loading ...
Loading ...