Riscos de lareiras a gel

Escrito por amy rodriguez | Traduzido por zelia maria caetano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Riscos de lareiras a gel
Lareiras podem trazer riscos quando não controladas (Comstock/Comstock/Getty Images)

No frio das noites de inverno, muitas pessoas apreciam o calor aconchegante de uma lareira. No entanto, algumas pessoas não têm casas com espaço e design próprios para uma lareira com chaminé. Novas tecnologias oferecem uma alternativa aos modelos a gás ou lenha convencionais. Uma lareira a gel não requer conexão com o lado externo e é capaz de gerar um bom aquecimento. No entanto, lareiras a gel podem trazer riscos que seus consumidores devem considerar antes de decidir sobre sua compra.

Outras pessoas estão lendo

Funcionamento da lareira a gel

Lareiras a gel utilizam recipientes de combustível repletos de um gel a base de etanol. Você coloca esses recipientes na área do combustível da lareira, geralmente escondidos atrás das lenhas decorativas. O recipiente é aceso com um isqueiro ou fósforo e é capaz de gerar chamas realísticas, com a crepitação real da lenha, podendo durar de duas a três horas.

Riscos do combustível em gel

O gel combustível a base de etanol é feito especificamente com álcool isopropílico, bem como agentes responsáveis pela estabilização do substrato. Embora nenhuma fuligem ou fumaça seja gerada pela queima do gel, o vapor de água e dióxido de carbono são derivados da queima do álcool. A lareira a gel deve ser instalada em um ambiente aberto, como a sala de estar, e nunca em um ambiente pequeno e confinado. Os excesso de dióxido de carbono que fica preso em ambientes pequenos pode ser tóxico para seres humanos. Um ambiente aberto dissipará o dióxido de carbono emitido pela queima do gel, não causando mal a quem estiver por perto.

Riscos da lareira a gel

A instalação de uma lareira a gel deve seguir as instruções de seus fabricantes. Quando instaladas de forma inapropriadas, podem acabar se soltando da parede e caindo, o que pode gerar um incêndio se acontecer durante sua utilização. Verifique se os parafusos de instalação da lareira que prendem-na à parede são feitos de metal de qualidade. A Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor dos Estados Unidos (U.S. Consumer Product Safety Commission) diz que parafusos de plástico podem sofrer danos quando submetidos a condições de calor gerado pela lareira. A falha desses parafusos deixa o produto instável, o que pode fazer com que caia.

Considerações sobre lareiras a gel

Lareiras a gel, bem como os recipientes de combustível, não geram aquecimento como modelos a lenha ou gás. A lareira a gel oferece uma aparência decorativa e esteticamente agradável para a residência, ao invés de uma fonte de aquecimento funcional. No entanto, algum aquecimento é gerado por ela, tornando-se um método de aquecimento financeiramente econômico e energeticamente eficiente. Uma das vantagens principais da lareira a gel é a ausência de cinzas, por isso a limpeza após sua utilização não é difícil. Alguns fabricantes oferecem o combustível gel em um recipiente reciclável que, após sua queima, pode ser reciclado ao invés de descartado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível