Como fazer sabonetes de glicerina para presentes natalinos caseiros

Escrito por ehow contributor | Traduzido por lucas silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Você está procurando uma forma de produzir presentes caseiros para seus conhecidos na lista de Natal? Se alguns dos seus amigos gostam de sabonetes perfumados, fazer sabonetes de glicerina é fácil e divertido, assim como será dá-los de presente.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Um ou dois copos de medidas grandes
  • Álcool em um frasco spray (opcional)
  • Fragrância - óleos essenciais ou qualquer outro óleo perfumado que seja dermatologicamente testado (não use óleos de fragrância para velas)
  • Base para sabonete de glicerina
  • Sacos plásticos para cobrir sua mesa de trabalho
  • Corante líquido para sabonete (não utilize corante de alimentos)
  • Colheres velhas de metal para mexer
  • Conta-gotas, caso o seu óleo perfumado não inclua seu próprio conta-gotas
  • Qualquer aditivo que você queira usar, como glitter, aveia, cacau, manteiga de carité e etc

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Compre seus ingredientes. Você deve encontrar quase tudo necessário em uma loja de artesanato. Se quiser um presente ainda mais especial, você pode comprar os materiais em uma loja especializada online onde existirá uma maior variedade de produtos e de maior qualidade.

  2. 2

    Quando for comprar a base de sabonete, você terá que fazer algumas escolhas. Existem diversas formas de base para sabonete, como transparente, opaca (branca), leite de cabra e Aloe Vera. O tipo translúcido é ótimo para enfeites brilhantes e coloridos (por exemplo, o vermelho e verde tradicional do Natal), enquanto os tipos opaco e leitoso são mais hidratantes e relaxantes para a pele. Leia os rótulos ou as informações para descobrir mais sobre as propriedades de cada um e decidir qual base é melhor para os seus presentes e para a pessoa que vai recebê-los.

  3. 3

    Você precisará de uma área de trabalho limpa e sem bagunça. Uma mesa de cozinha servirá bem para fazer os sabonetes. Cubra a mesa com sacolas plásticas para proteger o seu móvel de espirros e respingos e tornar a limpeza mais fácil.

  4. 4

    Tenha todos os ingredientes posicionados. Certifique-se de que os moldes de sabonete estejam limpos e prontos para receber a base líquida de glicerina.

  5. 5

    Decida quantos sabonetes você quer fazer e de qual tipo eles serão. Se vai fazê-los todos iguais (mesma base, cor e perfume), você pode economizar esforços e fazer uma grande fornada. Verifique se há moldes o suficiente para a quantidade de barras que você quer de uma vez.

  6. 6

    Abra a embalagem da base de glicerina e meça quanto você precisará. Algumas bases já vêm com marcações de volume no pacote para tornar a parte de medir mais fácil, se esse não é o seu caso, corte um pedaço grande o suficiente para fazer o número desejado de sabonetes. Uma escala de medidas para cozinhas pode ser um item muito útil para chegar a medidas mais exatas.

  7. 7

    Depois de você ter cortado a quantidade certa de base, divida os sabonetes em pequenos cubos. Isso fará com que o processo de fusão seja mais rápido. Coloque os pedacinhos de base para sabonete em um copo de medida e então coloque-o no microondas.

  8. 8

    Derreter a base na forma correta é importante. Comece aquecendo em intervalos de 30 segundos. Quando tiver aquecido, remova o copo e agite usando uma colher de metal. Se ainda existirem muitos cubos sólidos, retorne o material para o microondas e coloque mais 30 segundos. Às vezes, simplesmente agitar o ingrediente no copo pode derreter cubos que ainda estejam sólidos, mas caso não derreta completamente, você pode colocar no microondas novamente, mas em tempos menores de dez segundos até que o processo esteja completo.

  9. 9

    Agora a sua base está pronta para receber os aditivos. Comece pela cor. Não adicione muito corante, pois tinta em excesso pode sair durante o banho e manchar banheiras e outras partes do banheiro. Adicione uma ou duas gotas de corante e mexa a mistura até que você tenha obtido a cor desejada. Lembre-se que as bases opacas tendem a ficar em tons mais pastéis, então se você quer um sabonete de cor vibrante, use bases translúcidas.

  10. 10

    Depois de adicionar a cor, é hora de adicionar a fragrância. Dependendo da potência da fragrância utilizada, a quantidade comum utilizada é de três a cinco gotas a cada 30 ml. Então se você está fazendo três sabonetes de 120 ml, precisará em média de 36 a 60 gotas de aromatizante para o seu sabonete de glicerina. É sempre bom começar com quantidade pequenas e mexer bastante antes de acrescentar perfume. O presente deve ser cheiroso, mas não de uma forma irritante e incômoda.

  11. 11

    Depois de adicionar a fragrância e mexer bem o seu sabonete, você pode agora colocar os aditivos que quiser. Flores secas como botões de lavanda em sabonetes que tenham o aroma desta planta podem ser uma forma bonita de enfeitar. Adicionar uma colher de chá de aveia para cada sabonete é uma forma suave de aumentar a potência esfoliante do seu presente.

  12. 12

    Dê uma última mexida no seu presente. Misture de forma lenta e evite criar bolhas no sabonete, já que elas podem aparecer no fundo do sabonete quando ele for vertido.

  13. 13

    Agora você pode verter o sabonete nos moldes. Encha os moldes, cada um de uma vez e de forma lenta até que a base derretida preencha até quase a borda do molde. Não deixe que o sabonete transborde, pois pode comprometer a beleza e tornar mais difícil de retirá-lo da forma.

  14. 14

    Continue envasando o líquido lentamente em cada molde até que você preencha todos os desejados. Se sobrar base, faça moldes adicionais ou então guarde em um recipiente plástico. Você pode usar esse sabonete guardado mais tarde em miniformas ou novos experimentos criativos.

  15. 15

    Caso seja necessário, você pode passar um pouco de álcool no fundo do sabonete para remover qualquer bolha que tenha se formado. Alguns artesões de sabão dizem que o álcool retira parte da propriedade hidratante do produto, enquanto outros dizem que o efeito estético é tão bom que cobre qualquer característica negativa desse método. Se você usar um spray para borrifar o álcool, é possível que encontre o equilíbrio entre a beleza e a hidratação.

  16. 16

    Agora você deve deixar que os sabonetes solidifiquem. Não mexa neles enquanto estiverem no estado maleável, já que existe a possibilidade de respingos. Para melhores resultados você deve esperar no mínimo duas horas. Depois desse tempo, você pode colocar seus sabonetes frios em um lugar mais seguro e deixar que eles fiquem por mais 22 horas.

  17. 17

    Depois que seus sabonetes secarem por um dia, eles estarão prontos para serem retirados do molde. Cubra sua área de trabalho com papel enceirado e cuidadosamente vire os moldes com a abertura para baixo sobre a mesa.

  18. 18

    Cuidadosamente torça os moldes em direções opostas (assim como você faz com toalhas e roupas molhadas, mas com mais cuidado). Isso deve fazer com que a parte que gruda o sabonete se rompa e ele caia sobre a mesa. Se isso não acontecer, com delicadeza você deve abrir uma passagem de ar na borda do molde de forma que possa haver circulação entre os dois. Aperte o fundo do molde e o sabonete deverá sair.

  19. 19

    No caso de você não conseguir retirar o sabonete da forma convencional, coloque os moldes cheios no freezer por 20 minutos ou até meia hora. Isso irá fazer com que o sabonete encolha e permitirá que ele saia da forma.

  20. 20

    Agora você pode embrulhar o seu presente. Sabonetes de glicerina devem ficar protegidos do ar para que assim mantenham seu aroma e evitem que o produto sue no processo em que o ar dentro do sabonete é liberado, fazendo com que pequenas formas parecidas com gotas de suor apareçam na superfície do sabonete.

  21. 21

    Você pode embrulhar seus sabonetes em materiais plásticos encontrados em qualquer loja de artesanato ou você pode fazer seu próprio embrulho para o seu sabonete de glicerina, usando embrulho plástico similar ao usado para preservar comida.

  22. 22

    Você também pode embrulhar colocando o presente dentro da sacola e fazendo um laço na abertura usando uma fita bonita. Enfeite o saco com uma etiqueta que diga qual é o tipo do sabonete e que ele foi feito por você.

  23. 23

    Para embrulhar o sabonete em plásticos PVC, você pode cortar um pedaço do plástico que seja um pouco menor do que uma sacola e colocar o sabonete voltado para baixo sobre o meio do plástico. Dobre as duas laterais opostas sobre o sabonete até que fique todo coberto e as bordas do plástico se encontrem no meio do presente. Fixe usando uma pequena tira de fita adesiva transparente. Repita o processo para os dois outros lados, certificando que o embrulho fique justo. Coloque uma etiqueta adesiva (disponível em lojas de conveniência ou de artesanato) sobre os pedaços de fita. Nesta etiqueta você pode escrever qual é o tipo de sabonete e que ele foi feito por você.

Dicas & Advertências

  • Faça o seu sabonete de acordo com as necessidades da pele do presenteado. Use algumas gotas de óleo de lavanda e mel para peles com tendências para acne. Para aqueles com pele ressecada, você pode usar base de leite de cabra, manteiga de carité ou de cacau durante a fase dos aditivos.
  • Faça sabonetes em camadas. Você pode derreter as bases de glicerina com cores ou aromas complementares (maçã e canela, chocolate e laranja, por exemploo) em recipientes diferentes, então você preenche o molde até a metade e deixa solidificar um pouco de forma que quando você tocar ele não quebre. Borrife um pouco de álcool e então adicione a outra base de sabonete sobre a já colocada. As duas irão se ligar e então criar um visual de camadas bonito.
  • Não aqueça o seu sabonete até o ponto de ebulição. Ferver a sua base de sabonete vai fazer com que os níveis de glicerina diminuam e que o seu presente perca propriedades hidratantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível