Saída HDMI de uma placa-mãe Asus

Escrito por ruri ranbe | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Saída HDMI de uma placa-mãe Asus
HDMI oferece saída de vídeo de maior qualidade (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Os sockets HDMI permitem a uma placa-mãe ASUS oferecer saída de vídeo e áudio. Algumas placas-mãe da ASUS incluem suporte para HDMI, mas outras requerem adicionar hardware extra para atualizá-las. As placas com funcionalidades HDMI podem produzir saída digital, que é melhor do que a saída analógica comum em PCs de gama baixa. No entanto, a qualidade varia de um modelo para outro.

Outras pessoas estão lendo

História

A interface de vídeo digital (DVI), desenvolvida em 1999, foi a primeira norma de interface capaz de transmitir sinais digitais de vídeo. A interface ganhou um amplo suporte, mas a HDMI a substituiu em 2002, embora não tenha se tornado comum no mundo do hardware de computadores até 2006. Embora a HDMI transmita vídeo digital usando os mesmos sinais do que o DVI, pode fazer uma coisa que DVI não pode: transferir sinais de áudio. A ASUS começou a integrar o socket HDMI às suas placas-mãe depois que os fabricantes de unidades de processamento de gráficos começassem a desenvolver placas de vídeos com suporte para a tecnologia.

Coisas básicas

As placas-mãe da Asus podem mostrar a saída HDMI em duas formas: através de uma placa de vídeo integrada ou através de uma dedicada. As placas integradas são aquelas que se adicionam à placa-mãe através de uma placa de interconexão de componentes express. As placas integradas possuem uma qualidade inferior do que a maioria das placas dedicadas, mas são mais baratas. Embora a placa integrada possa enviar saída HDMI para um monitor externo, não gerará gráficos tão bons quanto uma placa dedicada.

Conexão

A HDMI usa um socket de 19 pinos que inclui dados de áudio em cada canal de cor. Como HDMI e DVI usam a mesma sinalização, HDMI possui compatibilidade para trás com DVI, embora este não possa transmitir áudio. Em outras palavras, com o uso de um adaptador, uma placa-mãe da Asus com um socket HDMI pode conectar-se a um monitor DVI na maioria dos casos. Embora sejam menos comuns, alguns monitores usam uma conexão DVI analógica, o que significa que o conector se comunica apenas por meio de sinais analógicos. Como HDMI é puramente digital, uma placa-mãe com esta saída não poderá enviar sinais digitais para monitores DVI. Além do mais, tanto o socket HDMI como o monitor devem suportar proteção de conteúdo digital de banda larga. Caso contrário, a qualidade de vídeo será reduzida significativamente ao reproduzir conteúdo HDTV.

Atualizar

Para habilitar a saída HDMI em uma placa-mãe Asus que não possua sockets HDMI integrados, você devera adicionar uma placa gráfica dedicada ao PC. Como as placas gráficas com suporte para HDMI usam PCIe, a placa-mãe deve conter ao menos um socket PCIe x16 disponível. A maioria das placas também precisam de ao menos um conector de energia PCIe de 6 ou 8 pinos. Antes de instalar a nova placa gráfica à placa-mãe, remova o controlador da antiga no "Gerenciador de dispositivos" e desabilite a placa integrada (se for o caso) no painel de controle. Instale o software do controlador da nova placa e adicione a placa HDMI ao computador Asus.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível