Mais
×

Como fazer uma sanefa de cortina

A palavra sanefa vem do árabe e descreve um detalhe arquitetônico usado para esconder os trilhos ou varões de uma cortina e manter o calor dentro de uma sala. Sanefas diferem de outros tipos de acabamento à medida em que normalmente são feitas de um material rígido ou um acabamento construído sobre uma estrutura.

Instruções

Preparando para instalar a sanefa acabada (F.R.R. Mallory et.al.)

    Construindo a sanefa

  1. A sanefa vai se estender além da largura do varão da cortina ou da janela com uma folga de cerca de 4 cm de cada lado. A estrutura da sanefa (feita de madeira) terá 30 cm de altura na frente e lados e 15 cm de profundidade. Há a parte da frente, de cima e dois lados. Meça a janela ou varões e corte as tábuas no tamanho certo. Junte-as com cola de carpinteiro e pregos de acabamento e deixe secar.

    Revestindo as tábuas
  2. Aplique a espuma em três partes usando a cola de montagem. Corte as partes dos lados primeiro e depois a da frente. A espuma da frente vai sobrepor as pontas na peça acabada. Nesse modelo, cortaremos a espuma 5 cm acima da borda inferior, criando um canal de cerca de 2 cm de largura. É mais fácil cortar a espuma antes de aplicá-la à madeira. A faca elétrica facilita muito o corte; use um pedaço de madeira como guia, se necessário. Apare a espuma que sobrar.

    Forrando a sanefa
  3. Se precisar forrar a sanefa, aplique o tecido de forro primeiro, a partir do centro. Com a parte de dentro virada em sua direção, insira o forro à estrutura da sanefa de modo que ela cubra a parte interna da tábua da frente. Grampeie ao longo da borda até o canto, mantendo um espaçamento entre grampos de 7,5 a 15 cm. Dobre o tecido na parte de baixo da parte da frente, por sobre a espuma. Trabalhe com o tecido no recuo da espuma e grampeie-o na parte de baixo do canal, começando no centro e indo para os lados, suavizando o tecido conforme vai trabalhando. Não puxe muito o tecido para que as bordas fiquem lisas.

    A sanefa forrada
  4. Continue dobrando o tecido pelos lados, como se a sanefa fosse um presente. Todos os seus grampos têm que ir do lado de dentro da sanefa, exceto aqueles no canal de espuma, que ficarão escondidos.

    Começando o acabamento
  5. Faça a mesma coisa com o tecido de acabamento. Dobre e encaixe os tecidos de modo que a parte de dentro da sanefa fique bem acabada. Isso é bem importante nas portas, ou onde pessoas do lado de fora possam ver a parte de trás da sanefa através da janela.

    Montagem
  6. Costure o tecido de acabamento sobre o cordão torcido deixando cerca de 7 cm a mais em cada ponta. Apare a costura deixando aproximadamente 0,5 cm de folga. Começando do centro do canal, insira o cordão torcido. Ele deve se estender até a parte de trás dos painéis laterais de cada lado, e a ponta deve chegar até a parte de dentro da caixa da sanefa. Puxe firmemente e grampeie uma das pontas. Coloque uma gota de cola para tecido na base do canal e pressione o cordão no lugar. Quando chegar ao outro lado, depois de ter estendido o cordão pela parte da frente inteira, continue até a parte de trás do segundo lado, mantendo o cordão tensionado. Finalize grampeando a ponta do cordão dentro da estrutura. A sanefa está pronta para ser instalada.

    Sanefa pronta para ir para a parede

Dicas

  • Pendure a sanefa usando mãos-francesas, buchas e parafusos. Peça a alguém para ajudá-lo, uma vez que a sanefa pode ser pesada demais para segurar sozinho. Sanefas são excelentes para controlar o fluxo de ar em volta das janelas. Elas são uma escolha de uso eficiente de energia. Historicamente, elas eram bordadas elaboradamente e enfeitadas com acabamentos pesados de acordo com o estilo da época. Hoje em dia, seu visual tende a ser elegante e minimalista. É possível decorar uma sanefa com qualquer coisa, de papel de parede a bambu, ou mesmo apenas tinta.

Aviso

  • Sanefas são pesadas e é preciso ter cuidado ao montá-las com encaixes ou buchas. Elas podem se sujar facilmente. É possível limpá-las com um aspirador de pó, mas, se mancharem, provavelmente será necessária a troca do tecido, já que é difícil limpá-lo.

O que você precisa

  • Tábua de 15 x 2 cm de espessura em tamanho suficiente para o comprimento da janela, mais cerca de 60cm
  • Tábua de 30 x 2 cm em tamanho suficiente para o comprimento da janela
  • Espuma rígida de 30 x 1 cm em tamanho suficiente para o comprimento da janela mais 45 cm
  • Faca elétrica (para cortar a espuma)
  • Fita métrica
  • Cola de madeira
  • Pregos de acabamento
  • Grampeador hidráulico e grampos
  • Cola de montagem em spray (1 lata)
  • Cordão torcido de algodão de 0,5 cm de espessura em tamanho suficiente para o comprimento da janela mais 30cm
  • 90 cm x comprimento da janela + 60cm de tecido para revestir
  • 90 cm x comprimento da janela + 60cm de tecido para o forro (opcional)
  • 10 cm x comprimento da janela + 60cm de tecido para acabamento
  • Máquina de costura
  • Tesoura
  • Martelo
  • Cola de tecido
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article