Por que sentimos tontura ao girar em círculos?

Escrito por joshua liu | Traduzido por bruno seixas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que sentimos tontura ao girar em círculos?
A sensação de equilíbrio é determinada pelas estruturas dentro do ouvido humano (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

O equilíbrio é uma função que passa despercebida para muitas pessoas. Nos humanos, o aparelho vestibular usa dados sensoriais para controlar o movimento e determinar a sensação de equilíbrio. Porém, em certas situações, essa sensação pode ser interferida, resultando em tontura e vertigem. Por exemplo, muitas pessoas conhecem a sensação de tontura causada por girar em círculos rapidamente. Por causa da sua complexidade, o aparelho vestibular pode ser facilmente afetado por movimentos extremos, como girar.

Outras pessoas estão lendo

O aparelho vestibular

O aparelho vestibular controla os movimentos e o equilíbrio na maioria dos mamíferos, incluindo os humanos. Constituído principalmente por estruturas localizadas dentro do ouvido, ele controla interações complexas de partes do corpo para criar sinais e enviá-los ao cérebro. As estruturas de controle de equilíbrio englobam os canais semicirculares e os otólitos. O canal semicircular sente e indica movimentos rotatórios, como girar em círculo, enquanto os otólitos são sensíveis a acelerações lineares. Assim, os nervos no aparelho vestibular mandam sinais para os músculos e para o cérebro.

Os canais semicirculares

Os canais semicirculares são os principais órgãos que controlam o equilíbrio no ouvido interno. Esses canais são preenchidos com um fluído chamado endolinfa, que se desloca devido a gravidade e ao movimento. Cílios celulares dentro dos canais semicirculares detectam o movimento da endolinfa, transmitindo um sinal para o resto do ouvido interno descrevendo a aceleração angular do fluído. Minúsculas partículas flutuam pela endolinfa ajudando a estimular os cílios celulares conforme se movem com o fluído.

O cerebelo

Após o ouvido interno receber essa informação, ele manda um sinal para o cérebro processar. O cerebelo é uma pequena parte do cérebro que recebe esses sinais. Diferente do resto do cérebro, ele tem a função especial de controlar o equilíbrio, postura e coordenação motora. O aparelho vestibular no ouvido interno não controla exatamente o equilíbrio. Em vez disso, ele manda o sinal para o cerebelo, que por fim cria a sensação de equilíbrio.

Girando em círculos e tontura

Girar em círculos é um dos muitos movimentos que podem interferir na precisão do aparelho vestibular. Quando giramos, a endolinfa lentamente acelera, se movendo na direção em que estamos girando. Após um tempo, o movimento do líquido se iguala a velocidade de rotação e deixa de estimular os cílios celulares. Porém, quando paramos, a endolinfa continua a girar, estimulando os cílios na direção oposta e fazendo com que o cérebro pense que ainda estamos girando, embora, na verdade, estejamos parados. Isso, por sua vez, produz a sensação de tontura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível