Mais
×

Como fazer seus próprios panos de prato com tecido

Os panos de prato podem ser elementos de cozinha aos quais você não presta muita atenção, mas são indispensáveis no dia-a-dia. Um simples pedaço de felpa (o material das toalhas) é tudo o que você precisa para fazer os seus próprios. Se tiver uma máquina de costura que faça o ligamento sarja, pode costurar nas bordas com um fio contrastante para dar uma linda aparência. No entanto, mesmo sem ela, você pode fazer panos, exibi-los e usá-los na sua cozinha.

Instruções

Faça seus próprios panos de prato com tecido (cloth image by Nicemonkey from Fotolia.com)
  1. Coloque a felpa em uma superfície de trabalho plana.

  2. Usando a fita métrica, trace quadrados para o pano de prato. Cada um deverá ter entre 20 e 25 cm de lado. Corte-os com a tesoura.

  3. Coloque um quadrado de felpa na máquina e faça uma costura "overlock" em uma das bordas. A costura reforçará e ao mesmo tempo dará um acabamento decorativo ao pano. Ao chegar na primeira quina, pare, gire o tecido e continue costurando pelo segundo lado. Repita até que os quatro lados da felpa estejam costurados.

  4. Remova o quadrado de felpa da máquina e recorte os fios.

  5. Costure todos os quadrados da mesma forma para ter vários panos de prato.

Dicas

  • Se você não tiver uma máquina de costura que faça o ligamento sarja, faça bainhas nas bordas dos panos com uma máquina normal. Dobre as bordas a menos de 6 mm e pressione com um ferro. Dobre-as novamente, mais 6 mm, e pressione novamente. Segure as dobras no lugar com um alfinete e faça um zigue-zague de tamanho médio para segurar a bainha e criar uma borda decorativa. Repita para o quadrado completo e remova os alfinetes ao finalizar.

O que você precisa

  • Felpa
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Máquina de costura que faça o ligamento sarja (opcional)
  • Fio de cor clara
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article