O que significa guardar arquivos na nuvem

Escrito por lucila runnacles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que significa guardar arquivos na nuvem
Se você salvar arquivos na nuvem, não precisa carregar seu pendrive por aí (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Salvar um documento na nuvem não significa que temos que mandá-lo para o espaço, e sim deixá-lo armazenado em algum servidor externo, que não seja o seu computador. Diversos arquivos, como fotos, música e textos podem estar disponíveis on-line em pastas virtuais. A ideia de subir documentos em servidores externos surgiu para facilitar o compartilhamento de arquivos e também para não ocupar muito espaço nos computadores pessoais. Além disso, essa pode ser uma forma segura de guardar materiais importantes, já que dessa maneira é mais difícil perder qualquer documento ou arquivo se sua máquina tiver que ser formatada um dia ou parar de funcionar. Conheça quais são as vantagens e que empresas oferecem serviços de compartilhamento em nuvem.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens

Uma das vantagens de subir materiais na nuvem é que eles podem ser acessados desde outras máquinas, celulares ou tablets a qualquer momento, desde que a pessoa esteja conectada à internet. Em vez de carregar documentos em um pendrive ou um HD externo, que podem ser contaminados por vírus ou ser perdidos, é mais fácil subir esses arquivos na nuvem e acessá-los sempre que precisar. Para quem trabalha em lugares diferentes ou precisa viajar com frequência, essa pode ser uma boa solução. Outro ponto positivo é a facilidade de compartilhamento. Outras pessoas, desde que tenham a senha do site ou recebam um link de compartilhamento, poderão baixar os documentos para os seus computadores e trabalhar com eles a qualquer hora.

O que significa guardar arquivos na nuvem
Ter arquivos na nuvem é como ter um disco virtual (Chad Baker/Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

De graça

Existem diversas empresas que oferecem esse tipo de serviço de compartilhamento. Basicamente, a maior diferença entre elas é o espaço para armazenamento gratuito que cada uma oferece. Atualmente, os mais populares são Sky Drive (https://skydrive.live.com), que oferece 7GB de espaço grátis e está integrado com o Hotmail e o pacote Office; o Dropbox (https://www.dropbox.com), que disponibiliza até 2GB de forma gratuita, mas você pode ampliá-lo se convidar mais amigos, além de disponibilizar links para evitar anexos nos emails; e o Google Drive (https://drive.google.com), que oferece 5GB de espaço gratuito e permite visualizar mais de 30 tipos de arquivo no mesmo navegador.

O que significa guardar arquivos na nuvem
Quando um documento está na nuvem, o compartilhamento é mais fácil (Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Pagos

Também existem diversos serviços de armazenamento na nuvem que são pagos. A vantagem está no oferecimento de mais espaço de armazenagem. Um destes serviços pagos é o Bitcasa (http://www.bitcasa.com), que disponibiliza espaço infinito para que seus clientes subam arquivos em seus servidores. O serviço é gratuito para quem deseja guardar até 10GB e, ultrapassando o limite, o custo passa a ser de US$10 por mês. A maioria dos serviços gratuitos também conta com versões pagas. Um deles é o Dropbox (https://www.dropbox.com), que é gratuito até 5GB e, para poder armazenar até 100GB, o custo passa a ser de US$ 99 por ano.

O que significa guardar arquivos na nuvem
Os serviços pagos de armazenamento oferecem outras vantagens (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Conselhos

Quem trabalha com um arquivo em outra máquina depois não deve esquecer de fechar sua conta após subir o documento na nuvem, para evitar que outros acessem seus documentos; Os serviços de armazenamento on-line não são perfeitos e de uma hora para outra podem falhar. Por isso, faça sempre backup de documentos importantes em seu computador; Evite guardar informação confidencial na nuvem. Se algum desses serviços expirar, você pode perder esses documentos; É melhor não acessar essas contas desde computadores públicos para evitar que outros possam ter acesso a seus dados.

O que significa guardar arquivos na nuvem
Vale a pena ter pequenos cuidados para não perder informação importante na nuvem (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível