×
Loading ...

O que significa meso?

Atualizado em 17 abril, 2017

Meso é um prefixo que significa meio, entre, parcial ou intermediário. Ele vem da palavra grega mesos, ou meio, e é comum em nomenclaturas científicas. Em alguns casos, um hífen pode separar o prefixo e a palavra a que é afixada.

Aprenda o significado da palavra e prefixo meso (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Palavras com meso

Quando afixado a um substantivo, o prefixo meso geralmente refere-se a uma relação espacial, como na palavra mesoderme, a camada média da pele, e mesosfera, a camada do meio da atmosfera. Ele aparece em alguns nomes próprios também, como Mesoamérica, ou seja, a América Central, e Mesopotâmia, que significa entre rios. Também pode referir-se a uma relação temporal, como na palavra Mesozoico, que significa vida média e refere-se a um estágio intermediário percebido na evolução.

Loading...

Compostos com meso

Em química, um composto meso é uma substância com uma estrutura com simetria bilateral e dois ou mais centros estéreos, ou grupos de átomos que não consistem de hidrogênio. Um exemplo de um composto com meso é o ácido tartárico.

Mezz e Mezzo

A palavra grega mesos evoluiu para a palavra italiana e prefixo mezzo, que significa médio ou meio. Mezz, como um prefixo, pode ser encontrado na palavra mezanino, significando um nível entre andares de um edifício. Mezzo como um prefixo é comum na terminologia musical, como em mezzo-forte, ou seja, meio alto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...