Qual o significado do cardo?

Escrito por teo spengler | Traduzido por camila marques dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual o significado do cardo?
O cardo-de-algodão: armado e perigoso (thistle image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

O cardo comum é conhecido pelos botânicos como "onopordum acanthium" e pelas demais pessoas como cardo-escocês. Um parente do girassol, alcançou fama e tornou-se um ícone nacional na Escócia. Existem mais de 200 tipos de cardos, muitos deles menos famosos que o cardo-escocês.

Outras pessoas estão lendo

Descrição

O cardo-de-algodão é uma planta grande, com até 3 m de altura e metade disso de largura. Esta planta bienal possui folhas espinhosas de 10 cm a 50 cm, cobertas com pelos brancos que a nomeia. Sua folha possui espinhos longos e duros ao longo das bordas. Suas flores são redondas e suas cores variam do rosa ao lavanda. O cardo floresce entre julho e setembro.

Qual o significado do cardo?
A flor do cardo é cercada de folhas espinhosas (thistle image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

História do cardo-escocês

O cardo-escocês é reconhecido na Escócia, onde não é apenas um ícone nacional, mas também a base da antiga ordem da cavalaria escocesa conhecida como "A ordem do cardo". A tradição popular atribui isso a uma guerra entre os escoceses e os vikings da Dinamarca. Quando os vikings tentaram surpreender os escoceses durante a noite, um deles supostamente pisou descalço em um cardo, o que fez com que ele gritasse de dor, alertando sobre a presença dos vikings.

Qual o significado do cardo?
O cardo também aparece na bandeira da Escócia (A Scottish Piper image by Ray Carpenter from Fotolia.com)

Aplicação do cardo como ícone escocês

Após o episódio com os vikings, o cardo tornou-se conhecido como "cardo-guardião" e, no reinado de James III, tornou-se o símbolo dos Stuarts. Hoje é a insignia da guarda escocesa e já foi usado em moedas, notas bancárias, estampas e espadas. Ele até mesmo decora a tumba da Rainha Maria, da Escócia.

Qual o significado do cardo?
A força da planta lendária (sunset silhouettes image by haemengine from Fotolia.com)

Significado do cardo-escocês

Considerando a lenda acerca do cardo-escocês, a planta claramente representa bravura, coragem e lealdade em face da traição. Os próprios espinhos duros e perigosos da planta sugerem força e resistência. Como o especialista em plantas Arthur Lee Jacobson diz sobre outro cardo " embora não possamos vencer, não gostar, não usar as coisas amaldiçoadas, nós devemos um pouco de respeito a este formidável inimigo".

Outros cardos

Outros membros da família dos cardos são tratados menos magnificamente. O cardo-canadense é chamado de agressivo impiedoso devido a seu sistema de raiz horizontal. Alguns escritores sobre plantas o denominaram "agressivo, feio, odioso e ameaçador". Ele cresce em quase todos os lugares, sufocando outras plantas mais úteis. O cardo-touro e o cardo-de-leite são considerados pragas para os botânicos de Oregon. Segundo Dr. James Altland, da Universidade Estadual de Oregon, "essas plantas possuem a aparência ameaçadora, algumas são dolorosas ao toque e uma ameaça a qualquer um que as controle".

Qual o significado do cardo?
O nome "cardo-de-algodão" vem dos fios brancos em suas flores (passe thistle image by matko from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível