O significado de metas e objetivos

Escrito por zoe van-de-velde | Traduzido por natalia peres
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O significado de metas e objetivos
Metas e objetivos tornam os resultados que você está tentando atingir claros e mensuráveis (Michael Blann/Lifesize/Getty Images)

As metas e os objetivos são normalmente utilizados em um contexto educacional para o plano de currículo, de aulas e de atividades. Escrevê-los ajuda a deixar claro a intenção educativa em uma aula, curso ou atividade. Eles normalmente são usados nos negócios por motivos similares. Seja qual for a intenção de uso das metas e dos objetivos, pode-se adaptá-los às suas necessidades. Cada instituição e negócio tem sua própria maneira de definir e mensurar seus resultados desejados.

Outras pessoas estão lendo

Definição de meta

Definir uma "meta" é direcionar, como em um míssil, golpe, arma, palavra ou ação. A meta pode ser a favor ou contra algo ou alguém. A palavra também significa ter um propósito ou empenho. Definir uma meta é estabelecer uma intenção. A meta principal de um curso ou aula deve expressar o resultado desejado a ser alcançado até o final.

Definição de objetivo

Um "objetivo", no sentido de "metas e objetivos", é uma intenção ou propósito, como em uma missão ou tarefa. Ele é o resultado que quer que o aluno alcance até o final do curso ou da aula. Objetivos são intenções menores e divididas, que devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e oportunas (EMARO). Por isso, cada objetivo deve ser um pequeno passo em direção à meta principal.

Exemplos de metas e objetivos

Um exemplo educacional simples de metas e objetivos para um plano de aula pode ser:

Meta: criar um Photostory completo e individual usando o programa Photostory 3 até o final da sessão de hoje.

Objetivos: 1. Falar sobre o que faz o Photostory 2. Importar fotos no Photostory 3. Criar uma imagem de "Título" 4. Girar uma imagem 5. Apagar uma imagem 6. Adicionar títulos e legendas 7. Adicionar música ao Photostory 8. Salvar o Photostory para reprodução

Observe como a meta é abrangente e os objetivos são pedaços menores que permitem que o aluno alcance o resultado final desejado.

Escrevendo metas e objetivos

Conforme escreve metas e objetivos, lembre-se da regra EMARO. Pergunte-se se a meta e todos os objetivos são específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e oportunos. Por exemplo, se escrever uma meta para uma aula de Literatura Estrangeira que define que "Todos os alunos atingirão a compreensão do caráter de Hamlet", ela não cumpriria os critérios de EMARO. Essa meta é vaga, não sugere uma escala de tempo e não inclui um modo claro de medir a compreensão. Além disso, não é realista esperar que todos os alunos alcancem-na. A versão EMARO dessa meta pode ser "Todos os alunos se envolverão com o texto Hamlet de Shakespeare e escreverão respostas às três questões sobre o personagem Hamlet até o final da aula". Os objetivos dividiriam essa meta principal mais ampla para assegurar que todos os alunos tivessem uma conquista mensurável até o final da aula.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível