Mais
×

Significados dos símbolos em uma partitura de teclado

Atualizado em 17 abril, 2017

Entender partituras é essencial para se tocar piano corretamente. Porém, quando os iniciantes olham para a página, ela pode parecer apenas linhas e pontos aleatórios. Na verdade, o sistema da notação musical é calculada e organizada de forma que se torna fácil de ler com o tempo. Cada símbolo e nota tem um lugar e propósito, e fazem sentido depois de muita prática.

Cada símbolo tem um lugar e propósito na partitura (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Clave de sol

A clave de sol é encontrada na pauta superior da partitura, e as notas são tocadas no lado direito do teclado. A pauta é uma série de linhas, nas quais são colocadas as notas, e a clave de sol fica no lado esquerdo. Ela diz aos músicos que as notas nas linhas, da primeira linha para cima, são: E, G, B, D, F. As notas nos espaços são: F, A, C, E.

A clave de sol começa uma pauta e informa os músicos sobre a escala (Comstock/Comstock/Getty Images)

Clave de fá

A clave de fá começa com as notas mais graves do teclado. As notas são as mesmas que na clave de sol, mas são mais graves e estão em uma ordem diferente. A clave de fá é encontrada na pauta inferior da partitura, e mostram aos músicos que as notas nas linhas são: S, B, D, F, A. As notas nos espaços são: A, C, E, G.

A clave de fá fica na pauta inferior e tem a forma de uma vírgula grande com dois pontos em frente (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Sustenidos, bemóis e bequadros

As notas sustenidos são identificadas por um símbolo de cerquilha na partitura. Quando uma nota é sustenido, ela é tocada meio tom acima. As notas bemóis são denotadas por um símbolo que se parece um "B" minúsculo e fino. No inicio da música, haverá um símbolo sobre a localização da nota na pauta ao lado da clave. Isso avisa ao músico sobre qualquer bemol ou sustenido em uma partitura. Um acidente é quando esses símbolos são usados dentro da música e não caem na nota específica ou não foram colocados no inicio da música. Seguindo o uso do acidente, o símbolo bequadro é usado para que o músico saiba que deve cancelar um acidente. O símbolo se parece com o quadrado inclinado, com linhas que se estendem para cima e para baixo nos lados esquerdo e direito.

Essa partitura mostra sustenidos, bemóis e bequadros durante toda a música (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Símbolos de pausa

Existem vários tipos de símbolos de pausa usados na música. O mais comum é a semínima. Isso significa que quando um músico vê o símbolo, ele para de tocar por um tempo. As pausas semínimas pode parecer linhas tornas, perpendiculares à pauta, ou um sete ao contrário. Pausas semibreves (pausas de tempo completo) são retângulos longos localizados abaixo da linha do meio e as pausas minimas (pausas por metade do tempo completo) são retângulos sobre a linha. As pausas de colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa são pausas de, respectivamente, 1/8, 1/16, 1/32, 1/64. Por exemplo, a colcheia é uma pausa de um oitavo do ritmo. Os símbolos se parecem com números sete com pontas arredondadas e são empilhados à medida que o valor cresce.

Essa partitura mostra uma pausa de colcheia, seguida por uma pausa de semínima (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article