Símbolos Usados em um Fluxograma

Escrito por katelyn kelley
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Símbolos Usados em um Fluxograma
(Catherine Chant)

Os símbolos em um fluxograma são formas geométricas usadas para ilustrar as diferentes ações que podem ocorrer durante um processo, programa ou algoritmo. Embora os fluxogramas também possuam textos descritivos, os símbolos do gráfico variam para dar pistas visuais ao leitor que ajudam na compreensão do gráfico. Sem sequer ler o texto, o usuário pode captar rapidamente o processo em geral com base somente na ordem dos símbolos.

Outras pessoas estão lendo

Retângulo Arredondado

O símbolo retângulo arredondado em um fluxograma é conhecido como "terminal". Ele é usado para mostrar o início, parar, mostrar o começo ou fim de um processo. Eles são comumente vistos na parte superior e inferior de um fluxograma, mas podem aparecer dentro de um fluxograma se tiver um ramo de sub-processos, e então terminar antes do final de todo o processo.

Seta

A seta é usada para mostrar o fluxo de informação através do fluxograma. Ela aponta na direção que o processo se move do início ao fim. Se uma seção do fluxograma indica informação, vai para um bloco e volta para uma etapa mais adiantada no processo, a linha de seta ficará dobrada, com ângulos retos como um quadrado e apontando para cima e para trás em torno de uma seção anterior do gráfico, ilustrando um "loop" ou etapa que se repete. A seta dupla pode aparecer em fluxogramas para indicar dados digitais de ações de leitura / gravação para o mesmo dispositivo.

Lozango

Um lozango é usado em um fluxograma para mostrar decisão. Pode marcar o surgimento de uma condição SE, por exemplo, ou qualquer outra questão no processo que tem múltiplos resultados que levam a novos rumos no processo. Um "sim" à pergunta colocada no lozango levaria o processo em uma direção indicada por um ponto sobre o lozango. A resposta "não" iria enviar o processo em outra direção indicada por um segundo ponto sobre o lozango. Eles não precisam necessariamente ser pontos diametralmente opostos.

Retângulo Simples

Um dos símbolos mais comuns vistos em um fluxograma, o retângulo simples, é usado para mostrar as etapas individuais ou ações no processo, e é freqüentemente usado logo após o início do processo e depois de quaisquer símbolos de decisão para mostrar a próxima ação a se realizar.

Retângulo com a Base Ondulada

Este símbolo se assemelha a um pedaço de papel rasgado e indica um "documento" no processo. Poderia ser um documento físico criado durante o processo, como em uma cópia impressa, ou um documento eletrônico, como uma mensagem de e-mail, gerada pelo processo. Uma versão "empilhada" deste símbolo indica a saída de vários documentos.

Retângulo Redondo Com a Extremidade Arredondada

Este símbolo é usado para mostrar dados que estão sendo armazenados para aqueles processos que incluem a movimentação de dados a determinados locais. Um símbolo terminal se segue se o armazenamento de dados for o fim do ramo de um determinado processo no gráfico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível