Os sinais cardinais do sistema tegumentar

Escrito por jacquelyn jeanty | Traduzido por harumi miyashiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os sinais cardinais do sistema tegumentar
A pele é um órgão do corpo que recebe cerca de um terço do sangue bombeado pelo coração a cada minuto (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

A pele é um órgão do corpo que recebe cerca de um terço do sangue bombeado pelo coração a cada minuto. É a estrutura primária dentro do sistema tegumentar, fazendo o seu papel como um revestimento protetor essencial para a manutenção e sobrevivência do corpo. Como resultado, anormalidade na aparência ou funções da pele podem ser um sintoma de uma condição subjacente.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O sistema tegumentar é feito de pele, cabelos e unhas, o fazendo o maior sistema dentro do corpo humano. Combinados, esses recursos funcionam para proteger e manter as estruturas e processos internos do corpo. A pele é feita de três camadas distintas - epiderme, derme e sub-derme - que trabalham juntas para combater substâncias estranhas, isolar os órgãos internos e excretar materiais residuais a partir do corpo. Formações de cabelo e unhas também são derivados a partir da superfície da pele. Os sintomas que aparecem ao longo do sistema tegumentário podem indicar a presença de doenças ou distúrbios internos.

Funções

Já que que a camada de pele encerra toda a estrutura do corpo, ela desempenha um papel fundamental na manutenção da homeostase, ou de equilíbrio, ao longo de muitos processos do corpo. O sistema tegumentar trabalha para manter a temperatura normal do corpo através do seu sistema glandular. O sistema glandular utiliza glândulas sudoríparas encontradas em toda a camada da pele para excretar água, sais e materiais tóxicos e inúteis. A estrutura de três camadas proporciona uma almofada para as estruturas internas, armazenamento de energia, e os receptores sensoriais que respondem ao ambiente externo. A pele também fornece ao corpo nutrientes na forma de vitamina D a partir do sol. Como a pele é um órgão visível, sinais cardinais neste sistema podem ser facilmente identificados e investigados.

Sintomas

Os sinais cardinais encontrados na pele do sistema tegumentário aparecem em sua textura, coloração, e pigmentação. Mudanças na textura da pele incluem pele que parece incomumente seca ou úmida, ou que mostre formações de crosta, ou bolhas. Contusões, erupções e manchas (como no amarelamento), ou diferentes colorações em geral, também podem indicar uma doença subjacente. Anormalidades no cabelo podem aparecer como alterações na textura, na distribuição ou na quantidade. Para as unhas, as alterações na textura e na formação podem ser aparentes.

Distúrbios da pele

Os sinais cardinais do sistema tegumentar podem indicar doenças que afetam a saúde das estruturas da pele, unhas e cabelo. Condições que envolvem a pele podem desenvolver-se como um resultado de reações alérgicas ou de infecções causadas por bactérias ou fungos. Eczema, psoríase, verrugas, acne e pé de atleta são doenças que aparecem na pele.

A perda de cabelo, ou alopecia, também pode resultar de uma doença ou disfunção do sistema tegumentário. Desequilíbrios nutricionais dentro do corpo podem influenciar a aparência e textura da pele, como é o caso de deficiências de vitamina D, o que pode causar a superfície da pele de textura áspera. Áreas da pigmentação da pele que são contundentemente diferentes em cor ou textura podem, em alguns casos, indicarem uma formação cancerígena.

Condições e doenças

Alterações visíveis no sistema tegumentar podem indicar uma condição em desenvolvimento ou doença que envolve um ou mais dos processos internos do corpo. Condições circulatórias ou respiratórias podem ser indicadas por um tom de pele azulada, também conhecida como cianose. Isto é causado por níveis baixos de oxigênio no suprimento de sangue, bem como a desagregação subsequente das células vermelhas do sangue.

Doenças envolvendo o fígado, tais quais a hepatite ou cirrose crônica, podem aparecer como um amarelecimento da pele. Os danos no fígado resultantes fazem com que os materiais para construir biliares se agrupem no sangue, resultando em um amarelecimento da pele. O tecido da pele que aparece inchada e descolorada pode ser o resultado de uma reação alérgica nos receptores de histamina que causam inflamação local e secreções nas formações de tecido e pele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível