Sinais de falha iminente numa placa gráfica

Escrito por gabriel dockery | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sinais de falha iminente numa placa gráfica
Você pode realizar alguns testes simples para determinar se sua placa gráfica está prestes a falhar (graphics card image by Jenny Thompson from Fotolia.com)

A combinação do custo significativo das placas gráficas e a dependência crescente de aplicações com conteúdo de vídeo de alta qualidade, como o Windows Aero, faz com que seja importante que os usuários de computadores saibam como diagnosticar corretamente uma placa gráfica com falhas. Felizmente, há sinais e testes simples que podem ser realizados por qualquer usuário de computador para determinar se é preciso uma nova placa gráfica.

Outras pessoas estão lendo

Ruídos no ventilador

Se o ventilador da placa gráfica estiver fazendo mais ruído do que o normal, isto pode ser um sinal de uma falha iminente na placa. Normalmente os ventiladores das placas gráficas aumentam a velocidade de rotação quando a temperatura da GPU começa a atingir o limite crítico. Muitas vezes isto é devido a poeira e pelos coletados sobre as pás do ventilador de refrigeração da placa gráfica. Embora esta não seja uma indicação direta de que a placa gráfica vá falhar, usá-la em um estado de alta temperatura pode destruir o GPU rapidamente. Um teste simples para determinar se a sua GPU foi danificada termicamente é limpar o ventilador da placa de vídeo usando uma lata de ar comprimido. Se o som desaparecer, então o barulho estava sendo causado pela poeira e não por uma falha na placa gráfica.

Artefatos

Artefatos gráficos são seções de pixels renderizados erroneamente que se destacam significativamente quando exibidos no monitor do computador. A presença de artefatos gráficos é sintoma de uma falha numa placa gráfica. Os artefatos geralmente aparecem como pixels descoloridos aleatoriamente em um padrão de mosaico. A presença de artefatos significa que algum dos subsistemas da placa gráfica --como a memória ou o GPU-- falhou.

Texturas deslocadas

Texturas gráficas são padrões de cor aplicados à geometria 3D para dar-lhe a aparência de pele ou roupa. O motor de textura da placa gráfica e a memória de textura são responsáveis por alinhar as imagens de textura nas bordas da geometria. A ausência ou aplicação incorreta de texturas pode ocorrer quando uma placa de vídeo está falhando. As texturas desalinhadas distorcem severamente a imagem renderizada no monitor do computador e são facilmente visíveis.

A tela azul da morte

Muitas vezes, uma placa de vídeo não mostra sinais de falência até que seja forçada. Jogar jogos de alta definição ou realizar computação paralela com CUDA, a tecnologia de programação de gráficos de Nvidia, pode forçar a placa até ela falhar. Se você executar essas atividades e ver uma tela azul recorrente, ou o computador travar completamente, às vezes com um clipe de som repetindo-se de forma concorrente, sua placa gráfica pode estar prestes a falhar.

Testes e remédios

Utilizar um programa como 3D Mark Vantage forçará o seu hardware de gráficos e exporá a maioria das falhas durante um benchmark. Além disso, carregar um jogo de vídeo de alta definição e mudar todos os ajustes para os valores mais altos possíveis de forma adequada será suficiente para forçar uma placa gráfica e revelar falhas, se existirem. Se você descobrir que sua placa de vídeo está falhando, deverá contatar o fabricante imediatamente para discutir os termos de garantia e a possibilidade de obter uma ADM. Surpreendentemente, a maioria das empresas de placas gráficas oferece garantias de três a cinco anos. A empresa de placas gráficas EVGA oferece garantias de vida em suas mercadorias. Sempre verifique com seu fabricante e nunca assuma que a garantia acabou. Às vezes, você pode obter uma substituição mesmo depois do vencimento da garantia, em um esforço da empresa para manter o seu negócio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível