Mais
×

Como fazer um sistema de fornecimento de água para frangos ou outros animais de estimação

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitas pessoas gostam de ter suas próprias galinhas para produção de ovos, criando uma atmosfera curral rítmica e gerando uma forma de controle biológico de pragas. Os sistemas de fornecimento de água automático são necessários porque o acesso a água limpa torna o frango e o ovo mais saudável. Os sistemas de gotejamento não são confiáveis, porque eles se obstruem com facilidade e filhotes podem morrer rapidamente de desidratação. Os sistemas de gravidade são um pouco mais confiáveis, porque estão sempre disponíveis e são de fácil manutenção.

Instruções

Frangos devem ter acesso a água limpa 24 horas por dia (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Encaixe o balde no local usando sacos de areia ou blocos de concreto. Perfure de 4 a 6 buracos de 6 mm (uniformemente espaçados) a 1,5 cm a partir do fundo do balde e tape os furos com a rolha de cortiça. Esse recipiente será agora o reservatório de água. Lave e enxágue-o para remover os detritos. Deixe secar, então encha o balde com água e recoloque a tampa.

  2. Coloque um recipiente, que seja 5 cm de diâmetro maior do que o reservatório de água no local desejado. Ela servirá como o bebedouro. Em seguida, coloque o reservatório de água que o acompanha dentro do bebedouro. Remova uma rolha e deixe o recipiente encher com água até o nível dos furos; a água não deve continuar a correr até que seu nível fique abaixo dos buracos. Se a gravidade prender a água, remova as outras rolhas do reservatório.

  3. Construa outros sistemas similares adicionais para servir a todos os animais. Cada galinha necessita de pelo menos dois copos de água por dia. A água é vital para a saúde dos frangos, bem como para a qualidade de carne e ovos. Um sistema para cada cinco galinhas fornecerá água suficiente para assegurar que os pintinhos e adultos tenham espaço para beber à vontade.

Dicas

  • Coloque seixos ou pedras limpas no fundo da calha para evitar que os pintinhos se afoguem. Uma grande pedra limpa colocada dentro do reservatório aumenta a estabilidade e evita transbordamentos. Fazer manutenção rotineira para limpar, reparar e substituir os sistemas reduz a chance de bactérias serem transmitidas pela água causando doenças.

Aviso

  • Mostre aos pintinhos recém-nascidos onde encontrar água e verifique-a várias vezes. Filhotes de menos de duas semanas de idade são desajeitados e ainda estão aprendendo sobre seu ambiente, o que os coloca em risco de desidratação e lesões. Os sinais de desidratação incluem pele escura e enrugada dos lados e eles param de piar.

O que você precisa

  • Balde oval ou quadrado de 4,5 L
  • Tampa de encaixe hermético
  • Furadeira elétrica
  • Broca de 6 mm
  • Seis rolhas de 6 mm
  • 1 recipiente de 1,5 cm a 5 cm de plástico ou borracha
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article