Sobre coloração de pisos de concreto

Escrito por stevie donald | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre coloração de pisos de concreto
Os pisos de concreto podem ser coloridos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Concretos tingidos podem transformar um piso simples. Simplesmente adicionando cor, cria-se um efeito falso de azulejo, mármore, pedras ou desenhos abstratos e um piso cinza simples pode se tornar um trabalho de arte. Concretos tingidos tem sido usados em calçadas e garagens coloridas, sem o risco de descascar a pintura e está se tornando popular como um tom decorativo em construções comerciais e residenciais. Isso não é um projeto que você mesmo possa fazer, mas com algum treinamento com suprimentos de tinta e um senso de aventura, certamente será possível.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

As tintas no concreto agem como na madeira, penetrando na superfície porosa. Tintas à base de ácido são uma mistura de ácido muriático ou clorídrico, sais metálicos, pigmento e água. Elas estão disponíveis principalmente em cores neutras que são mais difíceis de trabalhar e usadas para criar acabamentos personalizados, ao invés de aplicações de cores sólidas. Tintas à base de solvente são muito mais parecidas com tintas de madeira à base de óleo, usualmente disponíveis em tons naturais terrosos. Tintas à base de água são ecologicamente corretas, mas são menos duráveis e, embora elas venham em uma gama maior de cores, são usadas em interiores e são seladas para retenção da cor.

Efeitos

Como a pintura na madeira, o concreto permite gradações sutis de cores subjacentes. Com o uso e aplicadores especializados, a mancha pode dar um efeito de falso azulejo, pedra natural ou madeira. O produto final é limitado apenas pela capacidade do artesão. A mancha no concreto pode também ser usada para a coloração de uma plataforma, para complementar uma casa ou como elemento de paisagismo. O piso de concreto manchado é extremamente resistente aos pneus de carros e condições meteorológicas. Para o uso no interior, se vedado, vai durar décadas. O concreto manchado usado no exterior normalmente precisa ser recoberto de quatro a oito anos, dependendo do tempo e do tráfego por cima dele.

Considerações

Embora qualquer concreto limpo pode ser manchado, nem todos devem ser assim. Concretos que estão desgastados, rachados e escavados devem ser roçados com uma camada superficial de um novo concreto, porque todas as irregularidades serão realçadas com a coloração. Deve limpar a poeira e óleo dos concretos antigos, e pode ser necessário cauterizar com ácido muriático antes da aplicação da tinta.

Técnica de conhecimento

A preparação adequada para a coloração do concreto dependerá do tipo de mancha que você escolheu e a condição do concreto. Para um concreto relativamente limpo e em boa condição, uma lavagem com desengordurante e mangueira pode ser toda a preparação necessária, se a tinta utilizada é a base de água. Outras manchas e concreto áspero podem precisar de jateamento, causticando com ácido muriático e reaplicando a cobertura ideal. A maioria das aplicações podem ser feitas com uma escova de cerdas ou de espuma, mas manchas de ácido necessitam de uma escova especial que não se desintegra durante o uso. Entre em contato com as lojas locais de tintas de concreto e pergunte se elas realizam oficinas, têm DVD's ou outra forma de ajuda disponível para você realizar a tarefa.

Aviso

Esteja ciente que, uma vez manchado, não tem como voltar atrás no concreto, a tintura não pode ser removida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível