Sobre as máquinas de soldagem elétrica

Escrito por g.k. bayne | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre as máquinas de soldagem elétrica
A corrente elétrica elevada pode ser vista na forma de um arco elétrico azul produzido pela máquina de soldagem (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Antes, as máquinas de soldagem elétrica eram utilizadas apenas industrialmente. A tecnologia moderna as transformou em uma ferramenta usada também em pequenos negócios e no ambiente doméstico. Algumas dessas máquinas são do tamanho de um engradado de latas e utilizam uma tomada comum como fonte de alimentação. Independentemente do tamanho, todas as máquinas de soldagem elétrica realizam a mesma função, ou seja, elas derretem peças metálicas para uni-las mecanicamente.

Outras pessoas estão lendo

Importância

As máquinas de soldagem elétrica são muito usadas industrialmente, como em veículos, caminhões, refrigeradores e fornos domésticos. As armações e latarias dos automóveis são soldadas por robores. Os fornos, as máquinas de lavar louças e os refrigeradores também são construídos a partir de armações metálicas que são fundidas para formar a estrutura desses objetos.

Função

Todas as máquinas de soldagem realizam a mesma função. Elas geram uma voltagem baixa de corrente alternada com uma alta amperagem. A faixa de voltagem é de 24 a 50 volts de corrente alternada, enquanto que a corrente elétrica pode ser de 20 a 500 ampères. Essa corrente elevada pode ser vista na forma de um arco elétrico azul produzido pela máquina de soldagem. Esse arco aquece o material a uma temperatura suficiente para derretê-lo. Um material de preenchimento é utilizado para preencher as lacunas que são criadas durante o processo de derretimento.

Tipos

A máquina de soldagem por arco é a mais utilizada na indústria. Esse tipo de equipamento usa um eletrodo em forma de bastão para conduzir a eletricidade até o material a ser trabalhado. O bastão é derretido durante o processo para preencher as lacunas criadas. As máquinas alimentadas por fios usam um rolo de fio que passa através de um tubo até chegar ao material a ser unido. O operador da máquina pressiona um botão no equipamento que está segurando e o arco elétrico é alimentado com o fio, preenchendo os espaços entre as peças metálicas. Uma máquina de soldagem do tipo TIG, ou "Tungsten Inert Gas" (gás inerte tungstênio, em português) usa uma ponta de tungstênio para criar a alta temperatura necessária para soldar o alumínio. Junto com o arco elétrico, um gás inerte, como o árgon, é introduzido no material fundido da máquina de soldagem TIG para remover quaisquer impurezas do ambiente ao redor.

Benefícios

Pode ser benéfico para donos de pequenas lojas e pessoas comuns terem uma máquina de soldagem elétrica. Essas máquinas podem ser utilizadas no reparo de itens da casa e na realização de pequenos projetos com metais. Embora não sejam usadas constantemente, elas são ferramentas acessíveis e essenciais para quem trabalha por conta própria.

Advertências

Olhar diretamente para o arco elétrico azul da máquina de soldagem sem usar uma proteção adequada para os olhos poderá causar danos oculares graves. Roupas de proteção também devem ser utilizadas ao operar essas máquinas, pois a alta temperatura e a intensidade da luz geradas pelo arco poderão causar queimaduras severas, semelhantes às causadas pelo sol na pele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível