Sobre móveis de metal

Escrito por venice kichura | Traduzido por debora cristina
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Sobre móveis de metal
Móveis de metal são especialmente usados ao ar livre (garden metal furniture image by araraadt from Fotolia.com)

Móveis de metal são uma escolha popular de mobília, especialmente usados ao ar livre para varandas e pátios. Contudo, também podem ser usados dentro de casa, tais como camas e mesas de latão, prateleiras de ferro e cristaleiras metálicas. Além de serem resistentes, móveis de metal são atraentes, dando um visual contemporâneo para a sua casa. Para fazê-los se destacar ainda mais, tudo o que é preciso é um bom polimento para dar ainda mais charme e personalidade.

Outras pessoas estão lendo

Benefícios

Durabilidade é a principal vantagem dos móveis de metal. Por exemplo, não há muitos tipos de móveis não metálicos que podem permanecer fora de casa durante o inverno e continuar com bom estado quando a primavera chega. Se forem tomados os devidos cuidados, móveis de metal podem durar até trinta anos. Como a maioria desses móveis é tratada para resistir ao calor e à ferrugem, não precisa de muita manutenção.

Tipos de metais

Geralmente, móveis de metal são feitos de aço (ferro) ou de alumínio. Para saber diferenciar o alumínio do aço, coloque um ímã sobre uma superfície metálica. Se for aço, ele vai se prender.

Móveis de aço são tipicamente mais caros quando usados como mobília, com o preço variando de acordo com o tipo do metal e a espessura. No entanto, é difícil identificá-lo depois que um acabamento é aplicado. O aço pode ter baixo, médio ou alto teor de carbono, sendo a maioria dos móveis de metal feitos com aço de baixo teor por ser mais barato do que um grau de carbono mais elevado.

O aço inoxidável é bom para baixa manutenção. É feito de uma liga de carbono, ferro e outros metais, sendo a principal razão de sua resistência devida ao crómio, que o protege de ferrugem e corrosão por causa de sua fina película de óxido sobre a superfície.

Ferro forjado é bom para móveis de jardim, dando um visual clássico. No entanto, é pesado, o que pode ser um problema, porém é apreciado em dias de ventania. Mas requer muito cuidado e pode facilmente enferrujar e corroer se não for impermeabilizado.

Móveis de alumínio são mais comuns do que os de aço, principalmente por não enferrujar, embora oxide, tornando-se de um branco giz. É também mais leve do que o aço, o que o torna mais desejável. Tubos de alumínio pesado dão melhor qualidade. O alumínio tem que ser mais espesso do que o aço para ter tanta resistência quanto ele.

Alumínio tubular é flexível e oco, além de menos resistente. No entanto, sua leveza o torna ideal para mobília ao lado da piscina, sendo principalmente usado para bancos, cadeiras dobráveis e balanços.

Tipos de acabamentos

Escolher o acabamento de metal certo para a mobília é importante devido sua durabilidade. Alguns dos mais comuns incluem cromagem, plástico, pintura, bronze e acabamentos anodizados.

A cromagem, embora durável, é fina, e se for danificada onde é exposta ao ar pode enferrujar.

Acabamentos revestidos a plástico são feitos sinteticamente e são bons, pois previnem a ferrugem e a mudança da cor do metal pela exposição ao ar. Embora sejam tão resistentes quanto acabamentos em pintura, não resistem tão bem quanto acabamentos galvanizados.

Acabamentos em pintura são indicados tanto para móveis de aço quanto de alumínio, apesar de arranharem e enferrujarem facilmente.

Revestimento de bronze, que é um acabamento galvanizado, é aplicado em um banho e é durável. O bronze maciço é caro e também raro. Para verificar se um acabamento é feito desse material, coloque um ímã sobre a superfície do móvel. Se for bronze maciço, ele irá se prender. Proteja esse acabamento com um revestimento de plástico transparente.

Acabamentos anodizados são usados em móveis de alumínio, porque esse material oxida. Disponível em cores ou transparente, esse acabamento é durável, difícil de arranhar e desgastar por ser fino.

Considerações

Quando for escolher móveis de metal, considere o acabamento e o revestimento, certificando-se de que a superfície é revestida a plástico (que não exige muita manutenção) e que o acabamento não é apenas pintado sobre o móvel, e sim fundido no metal.

Considere também o clima de sua região. Se vive em uma área chuvosa, por exemplo, vai preferir móveis com alta impermeabilização e leves o bastante para serem carregados para dentro de casa. Para climas quentes, considere que o alumínio retém calor, então não conseguirá utilizá-lo até que esfrie.

Equívocos

Pessoas costumam considerar móveis de metal desconfortáveis, já que a imagem do "metal" faz lembrar o frio, cadeiras de encosto duro e também superfícies frias e lustrosas. No entanto, é fácil acrescentar almofadas e estofados para tornar o móvel confortável, bem como atraente. Além disso, adicionar algumas simples curvas também acrescenta conforto, como muitos fabricantes de móveis de metal têm feito.

Aviso

Se não estiver usando seus móveis de metal por um longo período de tempo, cubra-os com plástico ou folhas de vinil para proteção. Além disso, conserte rapidamente quaisquer arranhões ou lascas antes que comecem a enferrujar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível