Mais
×

Diferença entre quartzo e quartzito

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Apesar do quartzito derivar do quartzo, as cores e os usos de cada um varia bastante. O quartzo tem sido muito valorizado por séculos como material para decorações em estátuas, construções de areia e outros itens. A resistência dessas pedras as torna extremamente duráveis, porém geralmente é mais fácil trabalhar com o quartzo do que o quartzito.

O quartzo violeta é popularmente usado em joias (Quartz crystals - geode image by santosilva from Fotolia.com)

Composição

O quartzo é uma combinação de oxigênio e silício. Ele é considerado uma rocha cristalina e encontra-se em outras rochas, como o granito e gnaisse. Ele é resistente a materiais químicos, exceto o álcalis. A água que contenha sais minerais pode fazer com que o quartzo se torne solúvel e de desintegre com o tempo.

O quartzito é feito de arenito e é classificado como uma rocha metamórfica. O arenito é alterado pela pressão e pelo calor no solo, resultando na formação de quartzito. Conforme o arenito é cristalizado pela pressão, ele torna-se uma formação rochosa mais lisa e resistente.

Cor

Existem quartzos de diversas cores, incluindo violeta, rosa, amarelo, amarelo escuro, marrom e opaco. Já o quartzito costuma ter uma cor de neve e, mais raramente, rosa ou cinza.

Usos

Devido à variedade de cores do quartzo, muitas vezes ele é polido e usado em joias. Aqueles menos atraentes são usados na fabricação de porcelana, vidro, enchimento de madeira e tintas. Quando o quartzo é moído em forma de areia, é usado em misturas de cimento e argamassa. O quartzito é comumente usado para pedras de pátio decorativas ou degraus de pedra. Também pode ser utilizado em paredes, mas pode ser difícil encontrar quantidades grandes o suficiente para serem destinadas à construção.

Resistência

O quartzo e o quartzito são materiais muito resistentes. Os relógios feitos com cristal de quartzo são valorizados pela resistência à quebra. O quartzito oferece resistência significativa na forma de pedra, mas é difícil de se trabalhar, de modo que a indústria da construção civil prefere materiais mais fáceis de moldar.

Origem

O quartzo é mais comum que o quartzito e, consequentemente, pode ser encontrado em mais áreas do mundo. É possível encontrar quartzos em grandes quantidades nos Alpes, Brasil, Madagascar, Japão e nos estados de Arkansas e Nova York, enquanto pequenas quantidades podem ser encontradas na areia de muitos riachos.

O quartzito é encontrado em grandes quantidades nas Montanhas Apalaches e nos estados de Utah, Wisconsin, Texas e Minnesota. As cadeias de montanhas que parecem resistir ao clima e outros impactos de elementos naturais também são suscetíveis a conter quartzito.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article