×
Loading ...

Como soldar cobre com TIG

Soldagem com gás inerte de tungstênio (TIG) produz soldas usando um eletrodo de tungstênio não consumível. Esse método protege a área de solda de contaminação atmosférica com um gás inerte, tal como argônio, e geralmente utiliza uma solda de metal. Nele, a energia de uma fonte de alimentação é conduzida através de um plasma produzido por vapor de metal e gás ionizado. O cobre é comumente usado neste processo, devido à sua capacidade de transmissão de calor e eletricidade.

Instruções

Soldagem (Metal image by jun zhou from Fotolia.com)
  1. Use como solda uma liga de cobre semelhante a do metal a ser soldado. Isso irá produzir uma soldadura mais forte. Um teste de dobragem longitudinal deverá ser realizado para avaliar sua força.

    Loading...
  2. Remova quaisquer vestígios de elementos tais como o fósforo, chumbo e enxofre, que possam causar danos as soldas. Isso inclui materiais comuns, como óleo, graxa e tintas que podem conter esses elementos. Ligas de cobre, estanho e zinco não devem ser utilizadas para soldar ligas de cobre e níquel, já que elas geralmente contêm contaminantes.

  3. Forneça o gás de proteção ao lado do metal, oposto à solda. Isso é essencial neste processo, já que impede que a solda TIG, com cobre, seja contaminada com oxidações e corrosões.

  4. Use soldas mais amplas que as de aço. No cobre, isso é necessário a fim de se conseguir uma fusão e penetração adequadas, devido à sua maior condutividade de calor.

  5. Selecione o gás de proteção adequado. Argônio é a melhor escolha para as seções de cobre até 1,6 mm de espessura. As mais espessas devem utilizar uma mistura de hélio, a fim de alcançar a penetração necessária.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...