Mais
×

Como soldar um radiador

Atualizado em 19 julho, 2017

Se a avaria de um radiador não for grande, a reparação pode muitas vezes ser realizada por meio de solda. Solda não é como brasagem ou fundição, já que não une fisicamente dois metais. Ele é mais como um remendo, mas é muito bom. Tal como acontece com a fundição, mais não é necessariamente o melhor. Enquanto o trabalho de solda é de qualidade, a correção pode durar por toda a vida útil do radiador.

Instruções

Se não estiver muito avariado, o radiador pode ser reparado com pequena soldagem (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Prepare a área danificada para a solda. Isto inclui a remoção de qualquer tipo de tinta com um pequeno rebolo ou escova de aço, juntamente com a remoção de quaisquer rebarbas ou bordas afiadas que possam existir. Se estiver usando um polidor, tenha muito cuidado para não agravar o dano, porque os radiadores são feitos de metal muito leve. Em seguida, limpe a área com um solvente forte, como as marcas "Simple Green" ou "Brake Cleaner", para que a parte de solda do radiador não tenha problemas. Durante a preparação da área, fique atento a outros danos.

  2. Solde a área danificada completamente. Use um ferro de solda de alta potência e arame de solda muito grosso. Aqueça cuidadosamente a pistola de modo que a solda funda-se bem e una-se com a superfície do radiador. Aqueça a parte danificada do radiador com o ferro de soldar e introduza o arame lentamente, tentando não deixar escorrer solda no próprio radiador. Lentamente, trabalhe a área até que a fenda esteja completamente coberta com solda. Lembre-se de desligar o ferro quando terminar de soldar, pois a maioria não desliga automaticamente.

  3. Dê polimento ao trabalho de solda de modo que não haja rebarbas ou bordas afiadas. Isto pode ser feito com um rebolo ou uma escova de aço. A ideia é fazer com que a linha de solda fique o mais suave possível e remover quaisquer contaminantes. A parte reparada do radiador também pode ser pintada. Encha o radiador com refrigerante e deixe o veículo atingir a temperatura de funcionamento, prestando atenção na área soldada para perceber se há vazamentos.

O que você precisa

  • Ferro de solda
  • Arame de solda
  • Rebolo ou escova de aço
  • Tinta (opcional)
  • Refrigerante
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article