×
Loading ...

Como fazer uma solução de glicose

A glicose é um açúcar simples e uma fonte essencial de energia para as células vivas. Ela normalmente é sólida, e é um reagente comum em laboratórios de química. Estudantes do ensino médio e da faculdade frequentemente fazem soluções de glicose, pois ela se dissolve facilmente na água. Esse experimento irá demonstrar os cálculos necessários para determinar a concentração de uma solução.

Instruções

A solução de glicose (laboratory image by Alina Isakovich from Fotolia.com)
  1. Escolha a massa total de sua solução de glicose. Suponha que para este exemplo você deseja fazer 200 gramas de solução. A massa de glicose e da água na solução terá um total de 200 gramas.

    Loading...
  2. Determine a concentração de glicose na solução. Suponha que você quer fazer uma solução de glicose de 10 por cento. A concentração da solução de glicose será a massa da glicose dividida pela massa da solução.

  3. Determina a quantidade de glicose que você vai precisar para massa desejada da solução e da concentração de glicose. Você sabe que Mg/Ms = c, onde Mg é a massa da glicose, Ms é a massa desejada de solução e c é a concentração desejada de glicose. Mg/Ms = c, então Mg = (Ms)(c) = (200 g)(0,10) = 20 g para este exemplo. Meça 20 g de glicose com uma balança.

  4. Calcula a massa de água para a solução de glicose. A massa da solução é 200 gramas, e a massa da glicose é 20 gramas. A massa de água é, portanto, 180 gramas. Coloque o béquer na balança e coloque 180 gramas de água dentro dele.

  5. Adicione 20 gramas de glicose que você mediu no passo 3 nas 180 gramas de água que você preparou no passo 4. Misture a glicose até que esteja completamente dissolvida. A solução vai ter uma massa total de 200 gramas e uma concentração de 10 por cento (20 g/200 g = 0,1 = 10%).

Loading...

O que você precisa

  • 20 g de glicose
  • 180 g de água
  • Balança
  • Béquer 250 ml

Referências

Loading ...
Loading ...