on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer uma solução de limpeza com soda cáustica para uma máquina de lavar peças

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A soda cáustica, também conhecida como hidróxido de sódio, é usada na composição de sabonetes e outros produtos de limpeza há séculos. Quando misturada com água e aquecida, ela forma um poderoso agente de limpeza. Em uma máquina de lavar peças, uma solução à base de soda cáustica permite que a máquina separe os contaminantes, quimicamente rompendo os laços entre a sujeira ou óleo e as próprias peças. Uma solução à base de soda cáustica tem certos benefícios ambientais em comparação com outros solventes, mas ainda deve ser tratada com grande cautela.

Instruções

Misturar uma solução para uma lavadora de peças poderá economizá-lo dinheiro, mas requer treinamento e precauções de segurança (chemistry image by david hughes from Fotolia.com)
  1. Combine 4 partes de hidróxido de sódio com 5 de água em cima do fogo. Ajuste as proporções da mistura de acordo com seu uso pretendido e a forma do hidróxido de sódio. Misture a base (o hidróxido de sódio) em água, em vez do contrário. Adicione a base gradualmente.

    Loading...
  2. Misture bem para formar uma solução aquosa (uma combinação de água e o produto químico). Mexa devagar e aplique calor conforme necessário. Evite respingos da mistura, especialmente em você, e preste atenção à formação de uma nuvem de vapor, que pode ser perigosa.

  3. Conserve a solução em um recipiente não-reativo para uso com a máquina de lavar peças. Aqueça a solução se estiver usando um tanque grande não-reativo, para maior poder de limpeza.

Loading...

Dicas

  • Fale com mecânicos e metalúrgicos experientes que usem a lavadora de peças com frequência, já que as proporções preferenciais deles podem diferir das proporções básicas aqui descritas, dependendo dos usos da solução de limpeza.

Aviso

  • Use recipientes de vidro ou de plástico não-reativos para armazenar e misturar a substância química. Use equipamento de segurança apropriado, incluindo luvas resistentes a produtos químicos, óculos de proteção e uma máscara de respiração. O vapor do hidróxido de sódio pode causar queimaduras de base na pele. Ao misturar anidra (em forma de cristal ou pó) de hidróxido de sódio com água, a mistura libera calor. Em casos extremos, o vapor pode detonar se entrar em contato com uma faísca ou sob pressão. Trabalhe em uma área aberta ou bem ventilada, longe de qualquer chama.

O que você precisa

  • Hidróxido de sódio, cristais em pó ou aquoso (solução em água)
  • Água
  • Recipiente não-reativo (plástico, vidro ou aço inoxidável) e dispositivo para mistura
  • Fonte de calor (sem ser chama aberta)

Referências

Loading ...
Loading ...