Soluções caseiras e naturais para combater a dor de dentes

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Soluções caseiras e naturais para combater a dor de dentes
Receitas caseiras contribuem para aliviar a tão temida dor de dente (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Quem tem dor de dente sabe. Poucas sensações são mais desagradáveis do que essa dor que não tem hora para acontecer. Principalmente quando ela surge de forma insistente, com agulhadas que nos fazem sentir até a raiz do dente inchando. Em todos os casos, o ideal é procurar um odontologista de confiança o mais rápido possível. Mas se por acaso você estiver muito longe do dentista, ou se a dor começou no final de semana e você tem que esperar pela consulta, não se preocupe. Algumas dicas rápidas e caseiras podem dar conta de aliviar a dor enquanto a ajuda médica não chega. Só não se esqueça de escovar bem os dentes da próxima vez.

Outras pessoas estão lendo

Aspirinas e anti-inflamatório

Antes de mais nada, o óbvio: a dor de dente é uma dor como outra qualquer. Por esse motivo, a primeira receita para combatê-la, ou ao menos aliviar o mal estar, é ingerir os mesmos comprimidos que você tomaria para outro tipo de dor. Aspirinas aliviam e antiinflamatórios, como o ibuprofeno, contribuem para diminuir a inflamação que geralmente acompanha a dor de dente. Dependendo da gravidade da dor, as aspirinas devem ser ingeridas de 4 em 4 horas. Mas atenção: colocar o comprimido direto sobre o dente machucado não ajuda a aliviar a dor. Pelo contrário, a acidez da aspirina pode queimar a superfície do dente e aumentar a dor.

Soluções caseiras e naturais para combater a dor de dentes
Aspirinas aliviam a dor de forma rápida (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Chá de eucalipto

Beber uma xícara de chá de eucalipto é uma boa e rápida pedida para aliviar a dor de dente. O eucalipto é uma substância analgésica que possui um efeito naturalmente refrescante. Para fazer o chá, basta inserir algumas folhas de eucalipto lavado na xícara e acrescentar água fervente. Espere cerca de 15 minutos até a água ficar morna e o eucalipto diluir um pouco. Em seguida, coe e a receita está pronta. Você pode beber o chá ou também fazer bochechos na região do dente machucado. O eucalipto também pode ser substituído pela hortelã, se preferir.

Soluções caseiras e naturais para combater a dor de dentes
O chá de eucalipto é uma substância analgésica que combate a dor (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Óleo de cravo

Experimente usar o óleo de cravo-da-índia para conseguir um alívio rápido e eficiente. O cravo possui propriedades terapêuticas e medicinais relacionadas com sua característica de ser um antiinflamatório natural. É também uma substância antisséptica que protege a região inflamada de vírus e bactérias. Uma ou duas gotas do óleo sobre o dente machucado bastam para aliviar a dor. Uma dica é espalhar a gota com um cotonete sobre o dente. Mas atenção para não deixar respingar na gengiva porque pode provocar ardência. O óleo de cravo-da-índia pode ser encontrado na maioria das farmácias por um preço bem acessível.

Soluções caseiras e naturais para combater a dor de dentes
O cravo-da-índia possui propriedades medicinais (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Massagem com gelo

Utilizar água gelada para aliviar a dor de dente é uma receita antiga e eficiente, já que a sensação de frio ajuda a reduzir o fluxo de dor transmitidos pelos impulsos nervosos de nosso organismo. Mas essa técnica não pode ser aplicada em todos os casos, porque a água gelada pode piorar a dor em casos de dentes mais sensíveis ou quando a dentina está exposta sob o esmalte do dente. No entanto, a massagem com gelo fora da boca ajuda a aliviar a dor. Basta separar um cubo de gelo e massageá-lo cuidadosamente pela área da gengiva do dente dolorido. Cuidado para não colocar o cubo de gelo direto sobre o dente.

Soluções caseiras e naturais para combater a dor de dentes
O gelo reduz a dor ao aliviar a área dos impulsos nervosos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível