Sons que irritam gatos

Escrito por kimberly caines | Traduzido por alexandre amorim
Sons que irritam gatos
Saber quais sons os gatos acham irritantes pode ajudar a criar um ambiente sem estresse para seu animal de estimação (efesenko/iStock/Getty Images)

Saber quais sons os gatos acham irritantes pode ajudar a criar um ambiente sem estresse para seu animal de estimação. Se comparado aos humanos, a audição de um gato é superior. Alguns dos sons que são inaudíveis para humanos podem ser ouvidos pelos gatos. O ser humano pode ouvir sons até 20.000 Hz, enquanto que os gatos podem ouvir até 60.000 Hz. Além disso, suas orelhas em forma de funil podem girar até 180º, permitindo que eles determinem a fonte dos sons.

Sons de chiado

Os gatos mostram os dentes e fazem sons de chiado quando eles estão assustados ou se sentem ameaçados. Um som de chiado é ligado a uma ocorrência desagradável. Se notar que seu gato se esconde ou corre para fora do quarto sempre que se usa spray de cabelo ou limpa a casa, pode ser que o som do aerosol o esteja irritando. Esse som lembra o de um gato chiando, e seu companheiro não aprecia que chiem para ele.

Sons aterradores

Os gatos detestam sons que os assustem. Normalmente esses sons são usados para interromper um comportamento indesejado. Por exemplo, se seu gato pular na bancada da cozinha, o som inesperado de um sino ou apito pode assustá-lo e fazer com que ele pense duas vezes antes de subir na bancada. Pode-se ainda fazer um chocalho de moedas ou bater palmas. Se fizer o som de forma consistente sempre que pegar seu companheiro felino subindo na bancada, eventualmente, ele irá associar os dois e parar com o comportamento indesejado.

Sons de alta-frequência

Como os gatos podem ouvir sons em frequências mais altas que os humanos, nem sempre pode-se estar a par de que um som é irritante para seu gato. Telas de computador e de televisão, controladores de luz, lâmpadas fluorescentes, controles remoto e coleiras de controle de pestes podem emitir sons de alta-frequência que são inaudíveis aos humanos, mas irritantes para os gatos. Se o seu gato vocaliza excessivamente ou deixa a sala sempre que se liga um certo dispositivo eletrônico, ele pode estar tentando dizer que não gosta do barulho.

Sons altos

Ouvir música alta pela casa pode ser ótimo para você, mas para o gato, é apenas um barulho irritante do qual ele não pode escapar. Como seu animal de estimação pode ouvir o som de chiado de um rato sem problemas, não é difícil imaginar o quão desagradável uma música alta pode ser aos seus ouvidos sensíveis. Normalmente, os sons altos podem assustar os gatos. Trovões, fogos de artifício e o aspirador de pó são fontes de barulho comuns. Se insistir em ouvir música, seu gato pode preferir ouvir música clássica em um volume baixo, ou músicas compostas especialmente para gatos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível