Como substituir uma fita de tinta nas máquinas de escrever.

Escrito por angel coswell | Traduzido por fábio pinheiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como substituir uma fita de tinta nas máquinas de escrever.
Uma fita de máquina de escrever precisará ser substituída caso esteja desgastada, danificada ou se os caracteres aparecam borrados quando digitados (typewriter image by zelenyj from Fotolia.com)

Uma máquina de escrever é um equipamento manual ou elétrico com um conjunto de teclas usadas para imprimir caracteres sobre um papel. Cada tecla é anexada a uma barra de digitação contendo cabeçotes que possuem letras moldadas em um batedor. A barra faz com que os batedores se mexam e acertem a fita de tinta, a qual imprime a letra no papel envolto em um rolador ajustável. Muitas máquinas de datilografia podem ter uma esfera de metal com letras, conhecida como bola de digitação, ou um disco de metal ou plástico denominado girassol, que possui caracteres contornando a borda externa. Ambos giram para escrever as letras conforme necessário. Uma diversidade de fitas foram projetadas para esses equipamentos . Elas incluem: fitas que foram marcadas em cores, fitas de tecidos e fitas de filme de carbono. Todos os tipos de tiras usadas em máquinas de digitação precisam ser eventualmente substituídas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Máquina de escrever
  • Suporte de Cassete
  • Escova de máquina de datilografar
  • Escova de dentes
  • Álcool
  • Diluente
  • Flanela
  • Alfinete
  • Óleo de máquina
  • Spray de aerosol
  • Fita nova

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Coloque a peça do carregador no centro até que ele se ajuste no meio da máquina de escrever. Caso o equipamento seja elétrico, desligue-o da tomada durante esse procedimento. O transportador é o mecanismo que segura a fita no local e está no mesmo canto aonde as letras são carimbadas.

  2. 2

    Abra o tampo ou a cobertura de impressão da máquina de escrever para ver a fita de tinta.

  3. 3

    Retire a fita desgastada, observando em que direção as bobinas da fita estão viradas e o modo como elas se movimentam através de quaisquer direções de tira, vibradores, pilares de fitas e qualquer outros obstáculos em volta da máquina de datilografar. Caso seu equipamento tenha guias de tira, eles serão colocados próximos a cada bobina e estarão em forma de U. Há geralmente quatro dentes vibradores no carregador que ajudam a segurar a fita no lugar enquanto se digita. Postes de fitas são algumas vezes colocadas em uma máquina para guiar a tira à um local específico e são apenas uma haste aonde as mesmas devem se prender.

  4. 4

    Pressione o botão de liberação ou alavanca para remover a fita cassete, caso a máquina de escrever tenha uma, em vez de duas bobinas separadas. Em algumas máquinas, o cassete é preso a um alça que também é liberada pelo botão. Nesse caso, puxe a fita cassete da presilha para liberá-la e deixe-a de lado.

  5. 5

    Caso a máquina tenha uma alavanca de carregamento de fita, empurre a mesma para a posição de aberto, possibilitando que a guia levante. Remova as bobinas levantando-as e tirando-as de suas roscas. Remova a tira das guias e despendure-as dos dentes vibradores.

  6. 6

    Limpe quaisquer detritos ou tinta seca remanescentes na superfície da máquina que possam vir a entrar em contato com a fita. A limpeza pode ser feita usando uma escovadeira ou uma escova de dentes antiga. Molhe a escova no álcool ou em um diluente, limpe a superfície suja e use uma flanela de fibra suave para secar as áreas úmidas. Outras áreas também podem precisar da flanelinha para limpar e remover impurezas. Um alfinete pode ser usado para tirar fuligem em locais difíceis de alcançar.

  7. 7

    Lubrifique qualquer mecanismo que esteja enferrujado usando um óleo de máquina ou um spray lubrificante, de acordo com as normas do fabricante. É importante prestar bastante atenção às áreas da bobina e conexões de pinos de madeira, caso o equipamento as tenha. Esses estão sob as bobinas e ajudam a reverter a fita quando necessário.

  8. 8

    Insira a nova fita por meio da instalação de cada bobina em sua respectiva alça ou rosca. A posição que cada bobina deveria inicialmente estar é geralmente marcada na mesma ou na máquina de escrever. Coloque o lado de tinta da fita de maneira que ela fique de frente para o papel, caso a fita tenha apenas um lado.

  9. 9

    Gire as fitas cassete manualmente ou com o botão de alimentação (caso a máquina de escrever possua), para remover qualquer sujeira na fita após a instalação. Se a máquina de datilografar tiver uma alavanca que libere a fita para remoção, gire-a para a posição de desligamento.

    Como substituir uma fita de tinta nas máquinas de escrever.
    Poucas impressoras precisam que você digite um determinado código após a instalação da fita de tinta. (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  10. 10

    Ligue a máquina de datilografar caso ela seja elétrica. Poucas impressoras precisam que você digite um determinado código após a instalação da fita de tinta. Por exemplo, a máquina de escrever Wordsmith 100 necessita que você pressione a tecla "CODE" e a tecla "=" ao mesmo tempo para poder continuar a digitar.

    Como substituir uma fita de tinta nas máquinas de escrever.
    Fecha a tampa e digite algumas linhas para testar se a fita foi colocada corretamente. (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  11. 11

    Feche a tampa e digite algumas linhas para testar se a fita foi colocada corretamente. Caso a mesma esteja mal colocada, ou se não estiver girando na direção contrária corretamente, tire-a e reinstale-a novamente, garantindo que ela não seja danificada, esteja enfiada de maneira correta, e todos os metais de rebite, dentes vibradores e postes de tiras estejam ainda intactos.

    Como substituir uma fita de tinta nas máquinas de escrever.
    Quando você for substituir a fita de tinta, vista um par de luvas descartáveis e também um avental ou roupas que possam ser usadas para tal serviço. (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Quando você for substituir a fita de tinta, vista um par de luvas descartáveis e também um avental ou roupas que possam ser usadas para tal serviço. Mudar a fita da máquina de escrever pode ser algo confuso. Muitas fitas de tinta podem ser movimentadas de lugar e usadas novamente caso estejam muito desgastadas em um de seus lados. Guarde sempre suas fitas não usadas em um contêiner de ar comprimido ou enrole-as em folha de estanho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível