Lazer e cultura

Como usar uma tabela de viga de régua em L

Escrito por bob haring | Traduzido por barbara sofia silva
Como usar uma tabela de viga de régua em L

A régua de enquadramento, ou régua "L", é muito importante para o cálculo manual de ângulos e cortes de vigas

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Muitas famílias possuem uma régua "L", mas nem todas estimam, realmente, o quão extraordinário é o dispositivo. Ela também é chamada de régua de construtor, de carpinteiro ou de instalador de telhados. Não importa qual o nome, o instrumento e seus usos são os mesmos. A régua possui dois lados, um largo denominado limbo e outro mais fino, denominado lingueta. O limbo normalmente mede 61 cm de comprimento em sua borda externa, e 57 cm na interior. A lingueta apresenta 40 cm na externa e 33 cm na oposta. Ambos se encontram em um ângulo de 90°, denominado calcanhar.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Régua "L"

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Use a tabela no limbo para descobrir ângulos e cortes de vigas. Ela oferece soluções básicas simples para cálculos matemáticos complexos, fornecendo ângulos corretos para caibros e outras interseções de construção. Essa régua mostra números para vigas comuns, de depressão e elevadas, ou intermediárias curtas. Isso é demonstrado como o comprimento de trajeto, a diferença em comprimento dependendo do espaçamento das vigas e cortes laterais para os caibros comuns e de depressão.

  2. 2

    Calcule as vigas comuns com a régua e a tabela. Use o declive ou a inclinação do telhado para determinar o ângulo básico para a parte superior da viga, no ponto mais alto. Para um telhado 6/12, que se inclina 15 cm acima a cada 3,50 m de trajeto, coloque o calcanhar da régua na parte inferior de uma tábua de viga com a marca de 15 cm na lingueta e a marca de 3,50 m no limbo, no topo da tábua. Isso demonstrará o ângulo para o corte superior ou vertical.

  3. 3

    Calcule o comprimento necessário da viga observando a linha de viga comum sob a marca de 15, para a inclinação. Isso mostrará 34, significando que a viga deverá ter 34 cm para cada 30 cm de trajeto, ou a distância entre o ponto mais alto e a parede. A sobra é de aproximadamente 30 cm. Se o comprimento da viga for de 3,50 m, significa que ela deverá medir 408 cm entre o ponto mais alto e a parede.

  4. 4

    Calcule as vigas para telhados em depressão e em vale de forma similar. Para uma viga em depressão de caimento 6, a diferença será 45, significando que o caibro deverá ter 45 cm para cada 30 cm de trajeto. Os comprimentos de vigas intermediárias, que correm entre as vigas comuns e as de depressão, aparecem de forma diferenciada, dependendo se o espaçamento for de 40 cm ou de 60 cm de distância. As linhas inferiores dessa tabela mostram as diferenças nos cortes laterais, já que as vigas de depressão, elevadas e intermediárias normalmente não se encontram uniformemente, devendo ser cortadas em ângulo.

  5. 5

    Encontre outras dimensões na régua. As escalas na superfície da régua são graduadas em 1/8 e 1/6, mais comumente usadas em construção. Muitas réguas possuem tabelas em 1/10, 1/12 e 1/32 de centímetro, mas não são frequentemente usadas em estruturas de paredes e telhados, ou na maioria das outras aplicações.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media