Tanques de mergulho de aço e alumínio

Escrito por mark slingo | Traduzido por mário candi tsuge
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tanques de mergulho de aço e alumínio
Os tanques de mergulho são feitos de aço ou alumínio (diving tank image by Marcin Wasilewski from Fotolia.com)

Geralmente, os tanques de mergulho são feitos de aço ou alumínio. A escolha entre esses é devido ao peso e força que o mergulhador gostaria que o tanque tivesse, problemas de corrosão e cuidados, e como a flutuabilidade será afetada pelo dispositivo. Existe também a questão da reação ao calor e o custo total. Os cilindros de alumínio são os mais populares do mundo e são usados na maioria das operações de mergulho. No entanto, um grande número de mergulhadores experientes ainda prefere os tanques de aço.

Outras pessoas estão lendo

Força

O aço é mais forte que o alumínio, portanto menos aço é usado na construção de um tanque em comparação com a quantidade de alumínio que é usado em um com a mesma capacidade de ar. Isso significa que um tanque de aço com a mesma capacidade de gás será mais leve, e ainda terá uma melhor flutuabilidade. Os tanques de aço também são mais duráveis, sendo menos suscetíveis a danos e abalos.

Corrosão e vida útil

Tanto o aço quanto o alumínio corroem-se com a água do mar. O alumínio produz óxido de alumínio e o aço produz óxido de ferro, ou ferrugem. A questão da corrosão não é tanto um problema se os tanques forem devidamente cuidados. No entanto, para os tanques que não são corretamente cuidados, a corrosão é uma questão importante, embora isso não seja particularmente afetado pelo tipo de metal. No que diz respeito à assistência técnica, os cilindros de aço são considerados por ter uma vida útil de 40 anos quando cuidados corretamente. Isso opõe-se aos cilindros de alumínio, que muitas lojas de mergulho se recusarão a enchê-lo após cerca de 15 anos.

Danos pelo calor

Os tanques de alumínio durante a fabricação são fortalecidos usando um processo de aquecimento e resfriamento. Eles são então particularmente suscetíveis a danos pelo calor quando aquecidos acima de 170º C, fazendo o interior perder força. Por outro lado, os tanques de aço podem aguentar temperaturas mais elevadas. Isso se torna um problema, por exemplo, quando os cilindros estão sendo recobertos com pintura ou cromo usando calor.

Flutuabilidade

Os tanques de alumínio mudam sua flutuabilidade durante um mergulho, conforme mais ar é usado. Eles mudam de flutuabilidade negativa para positiva. Isso se torna um problema com o mergulhador tendo que estar muito pesado no início de um mergulho, a fim de estar devidamente equilibrado quando ele tiver consumido parte do ar no tanque. Os tanques de aço mudam de flutuabilidade negativa para neutra e são preferidos pelos mergulhadores experientes.

Preço

O preço inicial de um tanque de aço em comparação com um de alumínio de mesmo tamanho e forma é consideravelmente maior. Algumas pessoas dizem que com o passar do tempo, esse custo é contrabalançado pela vida útil, embora isso signifique que muitas operações de mergulho optem pelo alumínio, que é mais barato, quando escolhem seus tanques.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível