Tapetes antiderrapantes danificam um piso laminado?

Escrito por louise harding | Traduzido por sheila bratti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tapetes antiderrapantes danificam um piso laminado?
Tapetes com a parte de baixo feita de borracha ou látex irão danificar o piso laminado (Parquet floor image by Einar Bog from Fotolia.com)

O piso laminado se tornou muito popular devido ao seu baixo custo e às diferentes opções disponíveis. Esse tipo de piso é um composto de materiais sintéticos laminados e adesivos. Ele imita um chão de madeira ou pedra, e pode ser instalado em quadrados, em pedaços ou simulando tábuas de madeira. Como é laminado com diferentes materiais, tapetes posicionados sobre o piso devem respirar, ou a parte de trás do tapete grudará na superfície do piso.

Outras pessoas estão lendo

Tapetes com forro de látex

O látex e a borracha são geralmente mencionados como o mesmo material, mas são coisas diferentes. O látex é um líquido sintético que contém produtos químicos como plastificantes, dentre outros. Ele é um ingrediente comum na tinta para interiores, pois sabão e água podem ser usados para limpar uma superfície pintada sem que a tinta seja removida. Tapetes são frequentemente forrados com látex para criar uma superfície antiderrapante e resistente à água. É essa resistência à água que impede o tapete de respirar. A superfície de látex grudará no piso laminado ou de vinil, deixando um resíduo grudento ou pedaços do forro de tapete quando você tentar removê-lo.

Tapetes forrados com borracha

Tapetes com forro emborrachado são feitos com borracha natural ou sintética. A borracha é elástica e antiderrapante. Ela também cria uma barreira resistente à água entre as duas superfícies, protegendo a parte de cima do tapete. Tapetes com o forro de borracha são relativamente fáceis de lavar e criam uma superfície segura e não escorregadia, mas podem estragar um piso laminado. A borracha tende a sofrer uma reação química quando colocada sobre o piso laminado, prendendo gases que o descolorem.

Danos e manchas no piso laminado

A superfície laminada precisa respirar. Colocar um tapete emborrachado sobre ela irá prender umidade sob o tapete, criando uma bolha no piso. Isso porque a umidade é retida entre os materiais sintéticos que dão o efeito de madeira ou pedra e o verniz ou acabamento com que o piso é laminado. Esse tipo de tapete impede que a superfície seque naturalmente. Além das bolhas de umidade, pode ocorrer um desbotamento. As manchas são causadas por reações químicas entre a borracha ou látex e o laminado do piso. Podem ser manchas amarelas ou brancas.

Soluções alternativas de forro para os tapetes

Use feltro grosso por cima do forro de látex ou borracha, ou qualquer outro tapete de fibra não natural, para permitir que o ar circule entre o tecido e o piso. O feltro pode ser encontrado em lojas de produtos para artesanato ou para construção. Há uma grande variedade de tamanhos pré-cortados, mas você pode comprá-lo também em metro. As melhores opções de tapetes para piso laminado são fibras naturais, como juta, capim, bambu, algodão ou lã. Qualquer tapete pode ser usado, independente do tipo de forro, desde que você coloque feltro entre ele e o piso laminado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível