Mais
×

Como tecer fios manualmente

Atualizado em 23 março, 2017

A fiação de mão usando um fuso é um dos mais antigos métodos de criar fio. É uma arte ainda praticada em muitos países ao redor do mundo, especialmente em locais isolados da maior parte da tecnologia de hoje. A técnica combina fibra escovada ou preparada, como a lã, sendo fiada em um fuso, que consiste em um bastão, um disco e um gancho. As características e a qualidade da fiação variam dependendo do comprimento de fibra e da qualidade.

Instruções

A fiação manual de fibras é uma arte praticada há milhares de anos (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  1. Fixe um pedaço de 76 cm de fio, também conhecido como líder, no fuso, enrolando o fio no sentido anti-horário várias vezes ao redor do bastão perto do contrapeso, ou disco, para prendê-lo. Gire o líder no bastão. Enrole a última espiral abaixo do gancho no final do fuso, deixando livres alguns centímetros do líder.

  2. Ajuste o fuso de modo que fique em pé sobre uma superfície plana, com o gancho no topo.

  3. Arranque um punhado de fibra de lã preparada. Use as duas mãos para agarrar a fibra e puxar com um movimento rápido. Sobreponha a fibra de lã preparada na extremidade livre do líder. Segure o fio esticado para apoiar o fuso.

  4. Segure o fuso, ou o bastão, com os dedos de uma mão e gire-o no sentido horário, enquanto segura suavemente a área onde a lã se sobrepõe no fio com a outra mão. A lã e o fio giram juntos assim que o eixo gira. Puxe a fibra de lã suavemente para cima e fora do fuso onde as fibras giram juntas, formando mais fio.

  5. Adicione mais fibra de lã assim que terminar de fiar a peça anterior. Retire as felpas da fibra de lã remanescente do eixo. Interrompa a nova peça de fibra e sobreponha o final na fibra restante do fuso.

  6. Gire o fuso no sentido horário para unir o novo suprimento de fibra no fio já existente. Friccione para cima e para baixo em cima do ponto de união, usando seus dedos, para ajudar as duas peças a fundirem-se em uma.

  7. Repita o processo até que você tenha conseguido a quantidade desejada de fio ou quando a fibra de lã acabar.

  8. Remova o fio do gancho quando se tornar muito longo para trabalhar confortavelmente.

  9. Enrole o fio tecido do fuso na base do contrapeso. Tente manter o enrolamento do fio em um formato de cone, com a base do cone no contrapeso. Distribuir o peso do fio desta maneira ajuda o fuso a girar de forma mais eficiente. Este processo pode ser realizado várias vezes durante a fiação de mão, conforme desejado.

  10. Quando o fuso estiver cheio de fio tecido, faça um novelo. Assim que desenrolar o fio a partir do fuso, enrole-o ao redor na parte de cima de uma cadeira, como uma cadeira de cozinha, até que toda a quantidade de fio seja removida do eixo. Usando as duas mãos, levante o novelo de fio para fora da cadeira por trás.

Dicas

  • Todos os itens necessários, exceto a cadeira, estão disponíveis em lojas de suprimento de fios e fibras e online.
  • Lavar os fios com água morna define a torção da fibra. Retire o excesso de água do fio e coloque sobre uma toalha. Deixe-o secar completamente.

O que você precisa

  • Fuso bottom whorl
  • Fibra de lã para fiação
  • Fios, 76 cm
  • Cadeira
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article