Mais
×

O que é o tecido lamê?

O lamê é um tecido metálico brilhante, geralmente usado em roupas e acessórios, como bolsas, podendo também ser usado como revestimento de estofados. Embora, em geral, se apresente em tons de dourado e prateado, esse tecido trançado está disponível em várias cores. Muitas roupas são feitas com o lamê, especialmente trajes noturnos, incluindo saias, topes ou vestidos.

O lamê é uma opção popular no vestuário feminino, especialmente em roupas de passeio ou formais (Alberto E. Rodriguez/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Do que é feito o lamê

O lamê é geralmente um tecido híbrido, feito com uma parte de tecido metálico e outra parte com tecidos de preenchimento, como náilon ou poliéster. Tais materiais são entrelaçados, criando um tecido leve e brilhante. O tecido metálico não costuma ser feito de puro metal, sendo constituído de plástico ou outros fios metalizados. Esses novos materiais são usados por serem mais leves, não desbotarem e serem mais fáceis de trabalhar do que o metal puro.

Para que se usa o lamê

O lamê é geralmente usado para criar roupas brilhantes, ideal para roupas teatrais, trajes para dançarinos e roupas de gala. Além disso, existem vários outros usos para o material fora do vestuário, como toalhas de mesa. O lamê pode também ser usado para adornar trajes formais e vestidos de noivas. Ele também pode ser usado para criar decorações e projetos de artesanato. Devido ao seu intenso brilho, pode ser uma boa ideia contrastar o tecido com cores escuras ou neutras, como preto ou branco para o lamê dourado ou prateado.

Características

O lamê é geralmente duro, podendo cegar tesouras de costura com o tempo. Infelizmente trata-se de um tecido que se danifica facilmente, e furos de agulha, calor e umidade podem arruiná-lo. Esse material também se desgasta facilmente e não é fácil de consertar. As lavanderias podem não oferecer tratamento adequado a esse tecido; portanto, é bom que você cuide bem da peça. Além disso, o tecido metálico pode puir. É recomendável que se verifique os materiais exatos que constituem o lamê, pois peças mais antigas feitas de latão ou prata podem manchar com o tempo.

Trabalhando com o lamê

Ao costurar o lamê à mão, é melhor usar uma agulha de tamanho entre 7 e 10. A maioria dos tipos de costura funciona bem com o lamê. Para fechos, botões com laço funcionam bem, embora botões com casa não sejam recomendáveis, já que o tecido pode rasgar facilmente em volta do buraco. Para consertar o lamê danificado, tente usar um fio de poliéster comum. Caso planeje marcar o tecido, pode usar marcadores permanentes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article