Técnicas de aplicação de tinta pérola em paredes com textura

Escrito por julie hampton | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de aplicação de tinta pérola em paredes com textura
A tinta pérola dá uma aparência opalescente às superfícies com textura (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A tinta pérola dá uma aparência opalescente às superfícies com textura. A maioria das tintas pérola contém pequenas quantidades de pó de mica e cintilará em efeitos coloridos iridescentes em azul, púrpura e verde, geralmente em um fundo branco. Além disso, os efeitos perolados podem ser adicionados a quase qualquer cor de tinta. A tinta geralmente é translúcida e requer uma aplicação adequada para parecer uniforme em qualquer superfície pintada.

Mistura vitrificada

Crie sua própria tinta esmalte pérola misturando pó de mica a esmalte. A quantidade de pó de mica será variável, de acordo com a quantidade de efeito opalescente desejada, mas até mesmo uma pitada contribuirá muito para isso. A proporção comum utilizada é uma parte de tinta para três de esmalte. Misture a tinta a ser usada com a mistura que contém o pó de mica. Este é disponibilizado em várias cores que podem ser misturadas para obter efeitos diferentes. Ao misturar o pó a um esmalte translúcido, use uma máscara para poeira. Ele é muito fino e pode ser facilmente inalado. Adicione um toque de tinta látex para dar um toque a mais de cor.

Instrumentos e aplicação

Diferentes instrumentos são utilizados com tinta pérola; não se limite a usar apenas os pincéis de pintura. Use um espanador para dar um toque de leve pincelada ao efeito e deixar um padrão adicional sobre a textura. Lave a mistura de esmalte com uma esponja marinha para alcançar um acabamento suave. Outros instrumentos que podem ser empregados são: sacos plásticos amassados, escovas e até esponjas. Sempre experimente primeiro os instrumentos diferentes em tábuas de teste.

Advertências

Ao aplicar a esmaltação pérola, independentemente do instrumento utilizado, você deve trabalhar depressa; não deixe que a tinta pérola seque antes de usar o pincel ou instrumento com a mistura de esmalte. Só passe um rolo ou aplique tinta suficiente se puder manipulá-la com os pincéis, ou outros instrumentos, dentro de minutos. Peça a um amigo para ajudá-lo para que possa se movimentar mais depressa ao fazer a pintura. Se não for possível trabalhar com suficiente rapidez, você criará linhas secas na superfície da parede com textura, que não poderão ser reparadas posteriormente e serão permanentes, a não ser que você pinte por cima.

Dicas adicionais

Use sempre um pincel pequeno ou esponja marinha para aplicar o esmalte pérola ao perímetro da parede. O pincel pequeno acrescentará tinta a áreas texturizadas de difícil alcance em um efeito uniforme. As luvas protegerão sua pele e unhas e devem ser usadas durante qualquer projeto de pintura de acabamento aveludado. É preciso também proteger o piso do aposento, colocando panos para limpar respingos em todas as áreas, além de remover a mobília do local.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível