Técnicas de merchandising vertical e horizontal

Escrito por vanessa cross | Traduzido por barbara silva
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Técnicas de merchandising vertical e horizontal
Uma disposição horizontal bem mantida também pode criar um visual de varejo elegante e fácil (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

A composição, depois da cor, é o fator mais importante para um projetista de visual de produto. A composição da mercadoria é a organização do produto no varejo com outros elementos para alcançar um conjunto unificado. O merchandising de varejo utiliza a composição em linha horizontal e vertical para direcionar a atenção do espectador e comunicar mensagens específicas. Seu objetivo final é impactar a percepção do espectador e induzir ao ato de compra.

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Impressões em linha vertical

Linhas retas verticais podem comunicar altura, força, dignidade e majestade. Linhas verticais finas transmitem uma impressão de elegância e refinamento. Os varejistas exibem casacos de peles, vestidos de noite, vestidos de noiva e ternos em ornamento verticais e manequins para enfatizar a estatura. Os expositores verticais, apresentados sobre plataformas elevadas, aumentam ainda mais a verticalidade por elevar a visão do espectador.

Registro do ponto focal

De acordo com Eric Feigenbaum, presidente do Departamento de Merchandising Visual no Instituto Laboratório de Merchandising de Nova York (Visual Merchandising department at New York’s Laboratory Institute of Merchandising), cerca de 80% dos fregueses virarão para a direita ao entrar em uma loja. Um mostruário de varejo vertical posicionado ao final de um corredor de entrada, redireciona esta tendência humana de mover-se para a direita após sua entrada. Quando um freguês vê um mostruário de mercadoria vertical atrativo, ele se aproxima. O movimento a seguir tende em direção ao próximo mostruário de mercadoria vertical.

Linhas horizontais

Uma qualidade agradável e descontraída é comunicada ao se utilizar linhas baixas e enfileiradas em merchandising. Um manequim reclinado passa uma mensagem de relaxamento e tranquilidade. Portanto, o merchandising horizontal pode ser uma técnica ideal para o mostruário de vitrine do varejo voltado às férias. Também restringe a visibilidade fazendo com que o comprador se aproxime para visualizar melhor. Essa é uma resposta visual efetiva para mostruários de vitrines com extensões menores horizontais, como as utilizadas durante o feriado de Natal, fazendo com que fregueses em potencial parem e vivenciem a apresentação mais de perto.

Prateleiras horizontais

O merchandising horizontal é também muito usado para produtos dispostos em um nível, como em mesas, ou em ornamentos enfileirados no varejo. As gôndolas de lojas são em maior parte para merchandising de varejo de alimentos; essa indústria oferece uma riqueza de informações sobre estratégias de mostruários efetivos, que maximizam a produtividade da venda por metro quadrado. Por exemplo, nos mercados de alimentos, as marcas premium ou os produtos com o maior potencial de margem de lucro normalmente são encontrados no alto das prateleiras ou ao nível dos olhos, enquanto que os produtos mais baratos ficam nas prateleiras mais baixas.

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