Técnicas de planejamento de produção

Escrito por suchi moorty | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas de planejamento de produção
Processo de planejamento da produção (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O planejamento da produção é um processo de três etapas. Ele envolve atividades de planejamento, de estimativa e de previsão. Para isso, é essencial considerar os pedidos dos clientes, as capacidades de produção e a previsão de estoques e de tendências futuras.

Há cinco técnicas principais de planejamento da produção. Cada uma tem seus méritos e deméritos. As hipóteses e princípios subjacentes a elas são diferentes em cada técnica. Além disso, a sua aplicação depende do tipo de mercadoria produzida e do método no qual ela é produzida. Neste artigo, você encontra uma descrição das cinco técnicas principais.

Outras pessoas estão lendo

Método de trabalho

Essa técnica é utilizada por empresas que, para produzir a mercadoria ou o produto, precisam de um trabalhador ou de um grupo de trabalhadores. Ou seja, esse método é utilizado se o trabalho não puder ser dividido em partes. A escala de operações para esses tipos de trabalhos pode ser simples ou complexa.

O método é frequentemente usado quando as especificações do cliente são importantes para a produção. Cabeleireiros, cozinheiros e alfaiates são exemplos de profissionais que utilizam o Método de Trabalho de planejamento da produção.

Na ponta mais simples dessa técnica estão os trabalhos que são, por natureza, de pequena escala, no qual a produção é bastante fácil e simples e para os quais o trabalhador possui o conjunto de habilidades necessárias para realizá-los. Os equipamentos exigidos também são fáceis de adquirir e manter. Portanto, os requisitos específicos do cliente podem ser incorporados ou adaptados a qualquer momento durante o progresso do trabalho.

Os trabalhos mais complexos são aqueles que exigem o uso de tecnologia sofisticada e de controle e gestão apropriados. O ramo da construção oferece trabalhos complexos que utilizam o Método de Trabalho.

Método de lote

O Método de Lote é indispensável para as empresas com operações de grande escala. Nesse método, o trabalho é dividido em partes. Para produzir em larga escala, um lote de trabalhadores trabalha em um componente, enquanto outro grupo trabalha em outro. A falha desse método é que é essencial que o trabalho no lote anterior seja totalmente concluído para o andamento de qualquer elemento do trabalho. Esse método exige especialização do trabalho para cada divisão da empresa. Um exemplo de empresas que utilizam o Método de Lote são os fabricantes de componentes eletrônicos.

Método de fluxo

Esse método é uma improvisação do método de lotes. A intenção aqui é melhorar a qualidade do trabalho e o escoamento do material a ser trabalhado, a redução dos custos e a rapidez na entrega do produto final. O trabalho é mais uma vez distribuído, mas o processo em todas as partes progride simultaneamente como um fluxo. Depois que todas as peças são fabricadas, elas são montadas em conjunto ao final. A mercadoria é produzida por várias etapas interligadas, nas quais a matéria-prima vai de um estágio para o outro, sem interrupções e atrasos. As empresas de fabricação de televisão utilizam esse método de fluxo.

Método de processo

A produção usa uma sequência uniforme. Consequentemente, a produção é sempre contínua. As matérias-primas são poucas e recebidas a partir de algumas fontes. O produto final invariável é feito no maquinário mais recente e mais sofisticado.

Método de produção em massa

A organização utiliza algumas técnicas padronizadas para a produção com foco na quantidade, depois de a qualidade adequada ser alcançada, após passar por verificações de qualidade rotineiramente agendadas. Em geral, há uma disposição específica do produto e uma produção equilibrada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível