Técnicas para fazer rochas artificiais

Escrito por grahame turner | Traduzido por alessandra martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Técnicas para fazer rochas artificiais
As rochas podem ser úteis para destacar seu gramado e deixar seu jardim mais atraente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O paisagismo consiste em pegar algo que aparece na natureza e reproduzi-lo em um jardim. Isto é feito muitas vezes com a plantação de árvores e afofando a terra. Alguns jardins têm equipamentos, e alguns ficam sem graça mesmo com curvas modeladas e novas árvores. Destaque seu gramado com rochas, seja para cobrir coisas como caixas de transformadores ou apenas para adicionar textura ao seu quintal. Infelizmente, a natureza não nos fornece rochas sob medida, então encontrar uma no formato certo pode ser um desafio - a menos que você faça a sua própria.

Outras pessoas estão lendo

Formato

Rochas naturais são moldadas pelo tempo e clima, e todas as rochas artificiais devem imitar isso. Um dos melhores moldes para pedras artificiais é feita com malha de arame, que é também muito fácil de manipular e dar a forma que se deseja. Você pode achar que a malha se modela quase naturalmente. Se você estiver fazendo várias rochas de tamanho aproximado, altere um molde ligeiramente entre uma rocha e outra.

Para uma pedra oca feita de concreto, comece com o molde da parte interior antes de fazer a exterior, o que lhe dará melhor noção de escala e permitirá planejar a espessura da rocha. Se você está colocando a rocha sobre algo, certifique-se de que o molde é, pelo menos, alguns centímetros maior do que o objeto em todos os lados. Teste colocando o molde interno sobre o objeto para ter certeza de que vai servir.

Se esta é sua primeira vez fazendo rochas artificiais, comece com projetos pequenos. Rochas maiores e mais complicadas são mais propensas a erros. Elaborar pedras menores lhe dará alguma experiência pois você aplicará o conhecimento adquirido nos projetos mais difíceis.

Material

Faça as rochas artificiais com concreto ou fibra de vidro. O primeiro é consideravelmente mais pesado e pode suportar melhor as alterações da natureza, enquanto que o segundo é muito mais leve e mais fácil de transportar. A sua escolha dependerá da finalidade da rocha e da sua facilidade com os materiais.

Para pedras de concreto, seja cauteloso em relação a quantidade de água. Um dia muito quente exigirá mais água do que um mais frio e areia úmida significa que você precisa de menos água do que se ela estivesse seca. Cubra a malha de arame com sacos de estopa antes de colocar a mistura de concreto no molde usando uma espátula molhada, espalhando-a em camadas até que o molde esteja cheio. Conforme a rocha seca, certifique-se que não está secando rápido demais - se estiver rachando, pulverize-a usando uma mangueira.

Se você estiver usando fibra de vidro, faça um negativo de papel machê da malha de arame. A maioria das lojas de ferragens têm kits de fibra de vidro que você pode usar para cobrir o papel machê. Alguns artistas inserem aniagem na fibra de vidro e colocam sobre suas rochas para dar-lhe uma textura rochosa.

Pintura e vedação

A melhor maneira de dar uma aparência natural às rochas artificiais é diluir um pouco de tinta e usar um borrifador. Aplique uma camada de base mais escura de tinta antes de qualquer outra coisa. Se você quiser adicionar algum tipo de listras na rocha - conhecido como estrias - use um pedaço de tecido como estampa.

Para pedras de concreto, um selante irá manter a tinta fresca por mais tempo. Você pode precisar reaplicá-lo periodicamente, mas alguns proprietários optam por deixar a rocha exposta ao clima para adquirir uma aparência natural. Para pedras de fibra de vidro, consulte a embalagem do kit de fibra de vidro para ver se algum selante pode ser usado, e se sim, de qual tipo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível