Mais
×

Tela embaçada com alguns fantasmas em um laptop que caiu

Atualizado em 17 abril, 2017

Deixar um laptop cair até mesmo de uma distância relativamente pequena pode danificar vários componentes pequenos do equipamento, assim como a tela LCD. Mesmo se o laptop não aparentar estar danificado, seu monitor pode repentinamente ficar embaçado ou mostrar cores e imagens na tela. Isso são evidências de danos internos, que podem variar desde cabos soltos a até mesmo danos na placa de circuitos do monitor. Antes de tentar desmontar o laptop, verifique se a sua garantia cobre esses reparos. Desmontar o aparelho pode violar a garantia.

Aprenda a identificar os problemas na tela do seu laptop (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Tela danificada

Dependendo de como o seu laptop caiu, os defeitos no monitor podem ser devido a danos na tela LCD. Quaisquer rachaduras, furos ou outros danos na tela podem impedir o funcionamento adequado dos cristais líquidos, causando anormalidades visuais como manchas de cores e embaçamentos. Para testar se o problema é a própria tela, conecte um monitor externo ao seu laptop. Se a imagem aparecer sem problemas no novo monitor, a tela do seu laptop está danificada e precisa ser substituída.

Substituir uma tela

Substituir a tela LCD de um laptop não é tão difícil; acessar a tela é que pode oferecer algumas dificuldades. Para substituir a sua tela, você precisará do manual do usuário para saber como desmontar o monitor. Telas LCDs substitutas podem ser encontradas na internet ou com o fabricante. Sempre confira se a tela que irá comprar é compatível com a marca e modelo do laptop.

Cabo de vídeo solto

Entre a tela LCD e a placa-mãe do computador existe um cabo de vídeo que pode ser solto das suas conexões em quedas. Um cabo solto ainda fornecerá sinal à tela, mas a conexão imprópria não permitirá que a tela e a placa de vídeo se comuniquem corretamente. Isso pode causar cores estranhas, textos borrados e gráficos diferentes no monitor.

Verifique o cabo

Apesar de parecer simples, verificar o cabo de vídeo no seu laptop exige um pouco de desmontagem. O cabo se estica entre a traseira da tela LCD e a placa-mãe, passando por baixo do teclado. Para verificar as conexões do cabo, você precisará do manual do usuário a fim de desmontar a tela e o teclado.

Placa danificada

O pior cenário após a queda de um laptop é uma placa-mãe danificada. Se você conectar um monitor externo no laptop e o mesmo problema de imagem aparecer nesse monitor, o laptop está com danos em componentes internos. O chip gráfico pode ter soltado da sua trava ou a própria placa-mãe pode ter sido danificada e não está deixando o chip trabalhar adequadamente.

Substituição da placa-mãe

Devido ao tamanho compacto e especializado dos componentes de um laptop, substituir a placa-mãe não é uma tarefa simples. Você essencialmente precisa remover todos os outros componentes internos para acessar a placa e não são todas as placas que funcionarão com o seu computador. Se você suspeita de um problema na placa-mãe, procure a ajuda de um técnico experiente. Ele pode examinar o aparelho, acessar o dano e oferecer a melhor solução para recuperar o computador e deixá-lo funcionando.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article