Mais
×

Como fazer um telescópio caseiro

Galileu fez o primeiro telescópio caseiro utilizando duas lentes e um tubo. Com o tempo, astrônomos amadores deram o primeiro passo ao desenvolver novas técnicas e ideias para a construção desses equipamentos. Sempre há amadores mais obstinados que tentam construir em casa um telescópio refletor simples. Este artigo ensinará como você pode montar o seu.

Instruções

Esse telescópio refletor baseia-se na montagem de Dobson (Tom King)
  1. Faça um desenho do telescópio para auxiliá-lo com o espaçamento dos três principais elementos ópticos -- o espelho, o diagonal e a ocular. Nesse exemplo, utilizaremos um espelho com distância focal de aproximadamente 1,07 m, com 15 cm de diâmetro. O raio do tubo com diâmetro externo de 20 cm é de 10 cm. Subtraia 10 cm da distância focal e terá 97 cm. Deixe uma distância de 97 cm entre a superfície do espelho primário e o centro do diagonal, de modo que a distância entre a superfície do espelho e a parte externa do orifício da ocular seja de 1,07 m.

    Faça um desenho do telescópio para determinar os espaços entre os principais elementos
  2. Corte o tubo para o molde de concreto no mesmo tamanho que a distância entre a base da célula na qual o espelho é montado e a extremidade do espelho, adicionando a distância entre o espelho e o diagonal, mais a profundidade do suporte tipo aranha e a montagem diagonal e alguns centímetros extras. Pinte o interior do tubo pulverizando uma tinta não refletora de cor preto-fosco.

    Pinte o tubo na cor preto-fosco
  3. Monte o espelho na célula, seguindo as instruções da embalagem. Na sequência, faça orifícios no tubo e, com os parafusos, monte a célula na base dele. Aperte os parafusos para centralizar a célula.

    Instale a célula no tubo para o molde de concreto
  4. Monte o suporte tipo aranha na abertura oposta ao telescópio, que aponta na direção das estrelas. O diagonal é montado no suporte. Para posicionar o suporte, calcule a distância entre o espelho (nesse caso, 97 cm) e o centro do diagonal. Meça a distância entre o centro do espelho diagonal e os parafusos, nas quatro pernas do suporte tipo aranha. Adicione a distância entre a superfície do espelho e a base do tubo e terá o espaçamento entre os orifícios do parafuso da perna do suporte e a base do tubo. Em torno da extremidade superior do tubo, faça um orifício em forma de ranhura para cada perna do suporte, deixando um espaço igual entre eles. Centralize o diagonal, utilizando os parafusos do suporte tipo aranha.

    Centralize o espelho diagonal, utilizando os parafusos do suporte tipo aranha
  5. Faça um orifício no tubo perpendicularmente ao centro do espelho diagonal. Para encontrar o centro do furo, some a distância entre o espelho e o diagonal, até a profundidade da célula. Perfure a mesma medida do tubo de montagem da ocular.

    Ajuste o espelho e o diagonal
  6. Ajuste o espelho e o diagonal observando através do orifício vazio do focalizador e alinhando o diagonal e o principal, de forma que você consiga ver a imagem centralizada da abertura do tubo no orifício da ocular. Com os parafusos, prenda o focalizador na parte externa do tubo. Coloque a ocular no focalizador.

    Monte o buscador no tubo
  7. Com os parafusos, prenda o buscador no tubo, de forma que fique alinhado paralelamente ao tubo e que seja fácil alcançá-lo e que não obstrua a montagem ou a ocular.

    Alinhe o buscador ao tubo

Dicas

  • Meça duas vezes, antes de cortar.

Aviso

  • Manuseie o espelho com cuidado. As impressões digitais podem distorcer completamente a imagem.
  • Limpar o espelho e as lentes pode arranhar as delicadas ópticas. Utilize um limpador e panos especiais para lentes.
  • Não limpe o telescópio com muita frequência. As óticas são mais resistentes à poeira do que a arranhões.

O que você precisa

  • Espelho primário do telescópio
  • Tubo de molde de concreto para construção civil com diâmetro de 2,50 cm a 5,0 cm maior do que o espelho
  • Suporte para montagem da célula do espelho
  • Espelho diagonal montado sobre um suporte tipo aranha do tamanho do tubo
  • Focalizador
  • Buscador
  • Ocular para encaixar no focalizador
  • Furadeira
  • Fita métrica, marcador e régua de pedreiro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article