O que é a tensão de pico em uma forma de onda senoidal?

Escrito por peter syslo | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é a tensão de pico em uma forma de onda senoidal?
Essa imagem representa o padrão do pico de uma onda senoidal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A tensão é a energia elétrica armazenada, que atua como uma fonte de "combustível" para os circuitos. Um nível de tensão é definido em unidades de volts, que é abreviado por "V." Um tipo de tensão é "AC", que significa "corrente alternada". A tensão AC viaja em um padrão que alterna entre valores positivos e negativos. Esse padrão é chamado de "onda" de tensão AC, e é parecido com o gráfico da função matemática seno. A "tensão de pico" é uma forma de expressar a magnitude ou a força dessa onda AC.

Outras pessoas estão lendo

A função do seno

O "seno" é uma função ou fórmula trigonométrica que é utilizada para o cálculo dos lados e dos ângulos de um triângulo. A função de seno também pode ser usada para os cálculos que envolvem o ângulo de 360 graus de um círculo. Quando a função seno é representada graficamente com coordenadas horizontal e vertical, parece com um “S” deitado. Uma curva do "S" sobe além do eixo horizontal, e a outra curva desce. A curva acima contém pontos verticais positivos, e a curva abaixo contém pontos negativos.

A forma de onda AC

A tensão AC é muitas vezes produzida por geradores que são ativados por vapor, água ou vento. Quando o eixo do gerador gira, as bobinas de arame movimentam-se sobre ímãs e a eletricidade é produzida. Os ímãs têm pólos (norte / sul), que fazem com que a tensão alterne entre valores positivos e negativos, em um padrão de forma de "onda". Devido a essas alternâncias e o tempo que leva para o eixo do gerador girar, o gráfico da tensão AC parece com o gráfico da função de seno. Portanto, a tensão AC é tida como uma forma de onda "senoidal".

Tensão AC

Quando as bobinas do gerador estão diretamente sobre os ímãs, a tensão está no seu ponto mais forte. Quando as bobinas não estão sobre os ímãs, a tensão está no seu ponto mais fraco. Devido à rotação do gerador de tempo, a tensão move-se gradualmente através de todos os valores entre os seus pontos mais fracos e mais fortes. Cada um desses valores corresponde a um ponto vertical sobre a forma de onda AC, tal como as coordenadas verticais do gráfico seno. Por exemplo, uma tensão AC pode começar em 0V, aumentar gradualmente a seu ponto mais positivo de +10 V, cair de volta para 0V, continuar caindo (no sentido negativo) para seu ponto mais negativo de -10V e subir de volta para 0V.

Pico de tensão

Utilizando o exemplo anterior, o nível de 0V torna-se a "referência" da forma de onda, e os pontos 10 V e -10V tornam-se os "picos". O "pico de tensão" de uma forma de onda AC é a tensão nesses picos positivos e negativos. Como o valor numérico é o mesmo, o sinal positivo / negativo é descartado, e a tensão de pico é indicada como o valor absoluto, que é "10V". A tensão de pico é utilizada principalmente quando se olha para a imagem da tensão em uma corrente alternada, em uma ferramenta de laboratório chamada de osciloscópio. A tensão de pico é uma maneira padrão para medir o tamanho vertical, ou a "amplitude", de uma forma de onda AC senoidal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível