on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como calcular ângulos de ligação

Atualizado em 17 abril, 2017

Ângulos de ligação se referem aos ângulos criados na formação de compostos moleculares. Quando eles são criados, uma variedade de ângulos são possíveis, baseados na orientação dos átomos e elétrons. Dessa forma, a geometria molecular é importante para o valor dos ângulos. Os tipos padrão de formas moleculares criadas quando pares solitários de elétrons não estão presentes no átomo central são: linear, triangular plana, tetraédrico, triangular piramidal e octaédrico. Pode-se calcular o ângulo de ligação baseado na forma da molécula.

Instruções

Pode-se calcular o ângulo de ligação baseado na forma da molécula (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Analise a fórmula do composto molecular e desenhe a estrutura de Lewis ao colocar o átomo apropriado no centro e contar o número de elétrons de valência. Pode-se de fazer as ligações duplas, triplas e simples apropriadas dependendo do número de elétrons necessários para a estrutura.

    Loading...
  2. Aplique o método de repulsão dos pares de elétrons da camada de valência à estrutura de Lewis. Para usar esse princípio, é preciso contar o número de pares de elétrons. Isso inclui tanto os pares solitários quanto os ligados. No modelo, as ligações duplas e triplas podem ser tratadas como ligações simples.

  3. Diferencie o número de pares de ligação do número de pares solitários. Se a estrutura molecular não tiver pares solitários, então ela é linear, triangular, planar, tetraédrico, triangular piramidal e octaédrico. Uma forma linear tem dois pares de ligação e um ângulo de 180º. Uma ligação triangular plana tem três ligações e um ângulo de 120º. Uma forma tetraédrica possui quatro ligações e um ângulo de 109,5º. Uma forma triangular piramidal possui cinco ligações a 120º entre as ligações equatoriais, e 90º entre as ligações axiais. Uma forma octaédrica possui seis ligações e ângulos de ligação de 90º.

  4. Determine se a molécula possui ou não ligações solitárias. Se ela tiver, conte primeiro o número de ligações. Isso indicará a geometria geral, enquanto que o número de pares solitários indicará a geometria molecular. Dessa forma, uma molécula com dois pares de ligação e um par solitário possui uma forma triangular plana. Ela possui ângulos de ligação de menos de 120º. Uma molécula com três pares de ligações e um par solitário tem a forma tetraédrica piramidal, e uma com dois pares de ligação e dois solitários é tetraédrica dobrada. Ambas as formas possuem ângulos de ligação de menos de 109,5º. Uma molécula com quatro pares de ligação e um par solitário é triangular piramidal com geometria em T e ângulos de ligação de menos de 90º. Uma molécula com dois pares de ligação e três pares solitários tem uma forma triangular bipiramidal linear e um ângulo de 180º no plano axial. Uma molécula com cinco pares de ligações e um par solitário tem forma octaédrica piramidal quadrada e ângulos de menos de 90º. Uma molécula com quatro pares de ligações e dois pares solitários tem forma octaédrica plana quadrada e ângulos de menos de 90º

Loading...

Dicas

  • O valor dos ângulos de ligação corresponde à geometria molecular e ao par de elétrons.

O que você precisa

  • Fórmula do composto molecular
  • Estrutura de Lewis

Referências

Loading ...
Loading ...