Conhecimento

Como ter boas maneiras e boa conduta como cidadão

Escrito por bobby suds | Traduzido por andressa v. da nobrega
Como ter boas maneiras e boa conduta como cidadão

É costume em vários cafés e cafeterias dar uma gorjeta ao atendente, especialmente se ele se esforçou para lhe ajudar

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Apesar de várias culturas enfatizarem as realizações individuais, isso não sugere que uma pessoa não deva considerar o resto da população. Estranhos na rua ajudam um ao outro todos os dias porque se importam sobre o bem maior da humanidade. Se quiser ter boas maneiras e boa conduta como cidadão, precisa seguir algumas linhas gerais.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Respeite as outras pessoas. É fácil respeitar as leis escritas. A maioria das pessoas estão conscientes de que não podem atravessar a rua sem respeitar as leis de trânsito, apressar ou bater em outro ser humano sem nenhuma razão. Entretanto, existem várias regras não escritas que você deve seguir se quiser ser um cidadão modelo. Se estiver na fila do café falando muito alto ao telefone, provavelmente estará perturbando as pessoas ao seu redor. Não é tecnicamente ilegal, mas é irritante e sugere que você não tem educação. Quando estiver em qualquer lugar público, esteja consciente do volume de sua voz e do espaço pessoal dos outros. Por exemplo, não pare no meio da calçada se estiver levando seu bebê no carrinho.

  2. 2

    Diga "por favor" e "obrigado". Você já segurou a porta aberta para alguém, e a pessoa passou por ela sem nem mesmo lhe agradecer? Apesar de ser uma cortesia que não requer muito esforço, pode ser que você tenha se sentido menosprezado por não receber um agradecimento. É por isso que é importante agradecer ao motorista de táxi, atendente da lanchonete ou zelador pelos serviços que realizam. Ao pedir em um restaurante, diga "por favor" quando solicitar ao garçom um certo prato. A cortesia é muito importante. Nunca se sabe quando será possível iluminar o dia de uma pessoa e influenciá-la a continuar a corrente de gentileza.

  3. 3

    Se você precisa confrontar alguém, faça isso polidamente. Apesar dos muito esforços para ser um cidadão modelo, você sempre encontrará alguém que não se importa com os outros. Se a situação exigir, você pode confrontar essa pessoa. Entretanto, é preciso ser forte sem ser um provocador. Por exemplo, se você estiver no cinema e um homem furar a fila na sua frente, polidamente diga a ele que ele entrou na sua frente. As pessoas atrás de você certamente lhe apoiarão e você ensinará à pessoa uma lição. É possível que ele nem esteja ciente de que furou fila, então pode ser que ele na realidade lhe agradeça por alertá-lo.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media