×
Loading ...

Como ter um ministério de jovens eficiente

Atualizado em 17 março, 2017

Famílias e adolescentes procuram por um ministério de jovens eficaz em suas igrejas e às vezes até baseiam sua frequência na vitalidade deste grupo. Um grupo de jovens animado ajudará os participantes atuais a crescer em fé e também atrairá novos estudantes. Você pode ter um grupo efetivo seguindo vários passos básicos.

Instruções

Ministérios de jovens efetivos sempre encontram uma forma de envolver adolescentes no corpo eclesiástico. (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Ore pelo grupo, pela visão e pela liderança. A oração traz foco e direção enquanto você avança. No início do ministério, um ou dois podem orar juntos. O grupo pode crescer e chegar a ter um ministério de oração que o apoie com intercessão.

    Loading...
  2. Escreva a visão, planos e objetivos para o grupo de jovens. Isto o manterá no caminho e o protegerá de desvios ou distrações enquanto avança com o ministério. Os objetivos podem ter números específicos e estratégias de crescimento. Comunique a visão a todos os envolvidos: adolescentes, pastores e demais líderanças.

  3. Recrute um pastor de jovens, seja ele da igreja ou não. Alguém de dentro da igreja entenderá a organização e coração da congregação, enquanto um candidato de fora da igreja trará uma nova perspectiva. Em qualquer caso, o pastor de jovens deve gostar de passar tempo com eles e suas famílias, ter habilidades fortes de ensino e comunicação, trabalhar em equipe e buscar desenvolver cada vez mais sua habilidade pastoral e de aconselhamento.

  4. Organize uma equipe. Este grupo pode ser constituído voluntários, pais e líderes estudantis. Todos devem preencher um espaço vital apoiando na administração, recepção, adoração e oração. Quando os membros da equipe sentirem que seus dons estão sendo usados de forma eficaz, tenderão a tomar mais responsabilidades no ministério.

  5. Aconselhe e discipule os adolescentes. Jovens passarão tempo a sós com um líder no mínistério para aprender mais sobre Deus. Isto pode ser feito em grupo ou individualmente, mas o foco deve ser comunhão, adoração, oração e estudo bíblico.

  6. Utilize a tecnologia, quando possível, para envolver estudantes e manter as famílias atualizadas a respeito de eventos. Mesmo algo tão simples quanto enviar versículos bíblicos por torpedo em massa podem encorajar os jovens. O ministério também pode usar redes sociais para que os jovens interessados acessem.

  7. Inclua atividades divertidas, como noites de jogos, boliche e noites de filmes.

Loading...

Aviso

  • Mesmo precisando ser amigável com os jovens, você é um líder e não apenas um amigo. Registre jovens que auxiliam no ministério para fins judiciais.

Referências

Loading ...
Loading ...